Tem pneus, lâmpadas, pilhas e baterias para descartar? Os ecopontos são os locais perfeitos para isso. Saiba mais

Na hora de realizar o descarte de materiais como pneus, lâmpadas, pilhas e baterias é importante saber que estes não podem ser simplesmente “jogados fora”. O descarte incorreto de pneus, por exemplo, ocasiona a moradia perfeita para animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões. Além disso, um pneu descartado de forma incorreta pode acumular água em seu interior e isso influencia no aumento dos focos do Aedes Aegypti, mosquito causador das arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela).

Também não se deve queimar pneus: este material é composto por derivado de petróleo, borracha natural extraída do látex, aço e lona. Quando queimado a céu aberto, o produto libera na atmosfera uma grande quantidade de gás carbônico e monóxido de carbono (principais responsáveis pelo aquecimento global), além de óxidos de enxofre e nitrogênio, metais pesados, material particulado, dioxinas e furanos. A maioria dessas substâncias é tóxica e pode causar a morte, quando inaladas em excesso.

Em Lorena, os cidadãos parecem ter entendido muito bem o porquê de ser necessário descartar adequadamente os pneus. No período de 2014 à 2020, o município alcançou a marca de 733,63 Toneladas do material que tiveram destinação correta.

De igual forma, lâmpadas, pilhas e baterias também atingiram índices dignos de comemoração: 35677 unidades de lâmpadas e 2142,1 Kg de pilhas e baterias foram corretamente descartadas, no mesmo período.

Vale lembrar que a contaminação do solo e lençóis freáticos são algumas consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias usadas. Algumas dessas, compostas de metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio; são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados no sistema nervoso central. Algumas lâmpadas também apresentam componentes nocivos à saúde em sua composição e seu descarte inadequado pode, também, ocasionar a poluição do solo.

Veja, a seguir, um comparativo anual do descarte de pneus, lâmpadas, pilhas e baterias, no período de 2014 à 2020:

Comparativo anual ecopontos

Dados: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Ecopontos

Em Lorena, os ecopontos são fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente com as empresas Itaguassu  e LARA e LARA. O cidadão lorenense que precisa realizar o descarte de pneus, lâmpadas, pilhas e baterias pode procurar os respectivos ecopontos nestes endereços:

Pneus

O Ecoponto de Pneus funciona na COOCAL (Cooperativa dos Catadores de Lorena), que fica à Rua Lorena, nº 20 – Cecap Baixa.

Lâmpadas, pilhas e baterias

O Ecoponto de lâmpadas, pilhas e baterias funciona na Praça Marechal Mallet – Centro (Praça da Estação Rodoviária)