Lorena é uma cidade localizada no Vale do Paraíba e fica a 182 Km de São Paulo e 219 Km do Rio de Janeiro.

A cidade teve sua origem num povoado construído no final do século XVII, ficando conhecida como Vila de Guaypacaré em 1705. Do ponto de vista administrativo, a freguesia foi criada em 1718 e o município em 1788. Lorena foi elevada a cidade em 1856.

Conhecida pelas grandiosas "palmeiras imperiais", recebeu a Monarquia Imperial Brasileira, desde D. Pedro I que, em sua estadia, plantou pessoalmente uma das palmeiras da conhecida Rua da Palmeiras. Depois, recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, Princesa Isabel e seu marido, o Conde D′eu, que se hospedaram na suntuosa residência do Sr. Conde Moreira Lima.

No início, tinha como denominação de Sertão de Guaratinguetá. Depois passou a ser conhecida como Guaypacaré que, segundo Theodoro Sampaio, é de origem indígena e significa braço de lagoa torta; Hepacaré, corruptela da anterior, todavia definida por Azevedo Marques como lugar das goiabeiras; e Nossa Senhora da Piedade, quando foi elevada à categoria de Freguesia, em 1718.

O nome Lorena, foi adotado somente em 1778, em homenagem ao Capitão General Bernardo José de Lorena, que elevou a Freguesia à categoria de Vila.

Vista da entrada da cidade - Via Dutra, altura do Km 51

É uma das cidades integrantes do Circuito Religioso do Vale do Paraíba, localizada nas proximidades de Guaratinguetá, terra de Frei Galvão, o primeiro santo Brasileiro; Aparecida, que recebe milhões de fiéis na Basílica de Nossa Senhora Aparecida; e Cachoeira Paulista, com a Comunidade Canção Nova.

É uma cidade conhecida como berço de condes e barões, característica que está ligada ao tempo dos cafezais da região.

Faz parte do circuito turístico religioso no Vale do Paraíba. Temos, como destaques, a Catedral Nossa Senhora da Piedade, conhecida como Igreja da Matriz de Lorena, que teve o início de sua construção no ano de 1705. Uma curiosidade interessante é que, incialmente foi construída de frente para o Rio Paraíba. No entanto, com o tempo, a cidade se desenvolveu às costas da matriz.

Outro destaque é a Basílica Menor de São Benedito. Única igreja consagrada a São Benedito em todo o hemisfério Sul.

É importante destacar que Lorena teve uma participação fundamental dos nobres do Império. Podemos destacar: Conde de Moreira LimaBarão da BocaínaViscondessa de Castro LimaBarão de Santa Eulália, Albano José, Cornélio João da Silva, entre outros.

Lorena tem hoje uma visibilidade turística devido à qualidade de vida, sua infraestrutura para receber seus visitantes, um forte capital humano e se encontra em pleno desenvolvimento e crescimento, tornando-se uma parte importante do Roteiro da Fé. Uma cidade hospitaleira, que resguarda sua identidade e fortalece sempre a cultura da cidade.

 

Turismo Religioso

 

Prédios Históricos

 

Parques e Praças

 

Festas e Eventos tradicionais da cultura lorenense

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO
CONSELHOS MUNICIPAIS

COMTUR - Conselho Municipal de Turismo (Clique e veja a página do Conselho)

DOCUMENTOS

PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DE LORENA (2023)

PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DE LORENA (2021)

PLANO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO AQUI

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS: Centro Cultural Memorial Padre Léo
Endereço: estacionamento do Eco Valle Shopping - Rod. Presidente Dutra KM 53, Lorena/SP


LINKS E QR CODES DE SERVIÇOS POR SEGMENTO(Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico)

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, optou por uma forma mais simples de informar a população sobre os diversos serviços públicos e privados disponíveis no município: foram criadas listas de contatos de diversos segmentos, para facilitar a comunicação.

Confira cada um dos segmentos já disponíveis:

• Hotéis Acesse

• Restaurantes e congêneres Acesse

• Agências de Turismo Acesse

• Farmácias Acesse

• Lista de Imobiliárias em Lorena Acesse

• Lojas de Material de Construção Acesse

• Cartórios Acesse

• Corretoras de Seguros Acesse

Baixar PDF completo de QR Codes, conforme a seguir

Lista de QR Codes

Agrupar 1

Autores: Secretaria Municipal de Turismo (Informações) | Secretaria Municipal de Comunicação (Criação, mídia e atualização).
Página atualizada em: 17/01/2024.