Consciência Negra? Vamos falar sobre isso?

No dia 20 de Novembro, o Brasil celebra o “Dia da Consciência Negra”, data criada em 2003, e dedica-se a ser um dia sobre reflexão do negro na sociedade brasileira, ainda mais em 2020, um ano que foi marcado por grandes protestos do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), movimento ativista que visa protestar contra discriminação, brutalidade e desigualdade e outras questões.

Neste dia, nada melhor que trazer a vivência de uma pessoa preta para enriquecer esta reflexão. Por isso, a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Lorena convidou o Psicólogo Thiago Ribeiro, funcionário da casa, para bater um papo. Perguntamos a ele sobre a importância deste dia e que ele falasse um pouco de sua experiência pessoal:

Vejo o dia da Consciência Negra como algo muito importante para trazer também a tona questões como diversidade racial, etnias, trazer a consciência das crianças e dos jovens a respeito desse debate das diferenças culturais e étnicas entre as pessoas, é algo absolutamente necessário, e para os adultos ainda mais importante, e famílias, onde por ignorância, muitas crenças erradas são trazidas.

Eu, enquanto pessoa preta, psicólogo negro que também já tive experiências de preconceito, já tendo tido contato com pessoas que passaram por processos de discriminação racial vejo toda essa situação como uma luta necessária que cada vez mais se mostra exigida da gente trazer a pauta em discussões coletivas e em movimentos sociais.

Por isso é necessário, sim, trazer esse movimento de consciência, debates, informação, lutas sociais, pelos direitos humanos e pelos direitos da pessoa negra, da comunidade negra.

Eu vejo melhorias cada vez mais, contudo, a conscientização e empoderamento da pessoa negra se fazem cada vez mais importantes.”

Você não precisa ser negro para combater o racismo”.

Hoje algo incrível está acontecendo na sociedade brasileira: o número de famílias pretas ensinando seus filhos e filhas a se valorizarem, tem crescido consideravelmente e, diariamente, vemos relatos desse empoderamento estético. Crianças estão aprendendo a se aceitarem, se amarem e, principalmente, a se imporem em uma sociedade que supervaloriza o branco e o liso. ⁣

Por isso a importância do dia da Consciência Negra e toda a representatividade dessa data, pois quando não há representatividade o negro se sente minoria e não se vê nas escolas, nos filmes e séries, não se vê representado na TV, na fotografia e na publicidade. ⁣

Você não nasce sabendo tudo, mas você pode ir aprendendo durante a caminhada da vida.⁣