Lorena tem 218 casos de dengue confirmados e 133 notificações aguardam resultado laboratorial

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que subiu para 639 o número de notificações de dengue em Lorena. Deste total, 218 casos foram confirmados, 288 descartados e 133 aguardam resultado de exames laboratoriais. O relatório aponta, ainda, que os casos apresentados até o momento são de dengue tipo 1, e que não há registros de casos confirmados de zyka, chikungunya e febre amarela, outros vírus transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypit.

Preocupada com a saúde o bem-estar do cidadão lorenense, a Prefeitura Municipal tem colocado todo seu esforço na adoção de medidas que visem combater a presença do mosquito na cidade. Uma delas é a operação cata-treco, que tem sido realizada por meio de uma ação conjunta entre as Secretarias de Saúde e de Serviços Municipais. Os agentes passam nas casas, em regiões programadas, para recolher possíveis focos do Aedes Aegypit, como potes, baldes, pratinho pingadeira, tampas, garrafas, recicláveis, ou seja, recipientes que possam acumular água. Resíduos como entulhos de construção, eletrodomésticos, podas de árvores devem ser descartados em locais apropriados. Além da operação cata-treco, o trabalho dos agentes de vetores nas visitas casa a casa para prestarem orientações foi intensificado.

Os trabalhos realizados pela Prefeitura são uma resposta à Avaliação de Densidade Larvária de janeiro, que apresentou índice 6,9%. Uma nova avaliação foi realizada em abril e o índice atingido foi de 5,8%. Apesar da pouca diferença, isso mostra que as ações de combate ao Aedes Aegypit têm se mostrado eficazes, e a participação da comunidade faz toda a diferença neste processo.

Aquilo que foi começado pelos agentes de vetores precisa ser continuado nas casas. Por isso, não deixe água parada, tampe caixas d’água, descarte seu lixo adequadamente e aplique cloro ou água sanitária nos ralos. Com exceção da febre amarela, que tem vacina, a prevenção para as demais doenças é não permitir que o mosquito se prolifere.

Com saúde não se brinca!

Em caso de suspeita, procure a Unidade de Saúde mais próxima.