Secretaria de Saúde intensifica ações no combate e prevenção da Febre Amarela.

0

A Febre Amarela está se aproximando muito rapidamente de nossa cidade. Os casos confirmados de óbitos em primatas não humanos, assim como em humanos, em cidades vizinhas, aumentam consideravelmente a cada dia. A Secretaria de Saúde tem intensificado as ações no sentido de aumentar a cobertura vacinal em toda a cidade. No último dia 03, deu início a uma ação mais direta, uma equipe de profissionais da saúde tem feito visitas casa a casa nos bairros onde o índice de cobertura vacinal ainda é baixo, orientando e oferecendo a vacina aos moradores. Esta ação já foi realizada nos bairros Vila Passos e Cruz. A campanha segue com as ações. Na próxima semana de 16 a 20 de abril das 8h às 12h e das 14h às 16h a equipe estará visitando a população do bairro Santa Edwiges e bairro Vila Geny. No período de 23 a 27 de abril será a vez do bairro Vila Nunes. A cada quinze dias a Secretaria de Saúde faz um planejamento para definir quais os próximos passos para atender a todos os bairros do município.

No próximo sábado (14) haverá dois postos volantes, um instalado no Supermercado Spani e outro na Praça Dr. Arnolfo Azevedo das 8h às 14horas.

A vacinação segue normalmente em todas as 14 UBSs – Unidades Básicas de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira das 7h às 16h30.

Dê preferência a uma unidade mais próxima de sua casa, não é obrigatória a apresentação da Carteira de Vacinação.

O Público alvo é a população em geral, exceto as pessoas que apresentam algum tipo de contraindicação.

Se você não faz parte desse grupo de risco, vacine-se!  A vacina é segura e é a única prevenção contra a Febre Amarela uma doença com alto índice de letalidade, chegando a evoluir a óbito 50% dos casos de pessoas, não vacinadas, que contraíram a doença. Não perca tempo, procure um posto de vacinação mais próximo de você.

Estão contraindicadas:

  • Crianças menores de 6 meses de idade
  • Nutrizes ou lactantes amamentando crianças  menores de 6 meses de idade
  • Imunodepressão de qualquer natureza
  • HIV positivo com imunodepressão grave
  • Tratamento com drogas imunossupressoras (corticoide, quimioterapia, radioterapia, imunobiológicos).
  • Transplantados
  • Gestantes; no entanto se for para área de risco, deverá tomar a vacina;
  • Alergia a ovo (tipo anafilaxia).

 

Share.

Leave A Reply