Prefeitura cumprimenta a todos os jornalistas que fazem o verdadeiro jornalismo que é o de levar a informação correta pra dentro da nossa casa. Parabéns!!!

O jornalista tem como função ir ao fundo da verdade e transmitir as informações de maneira clara e objetiva para que todos tomem conhecimento. Informar, retratar o que de fato aconteceu e de como isso pode influenciar a vida das demais pessoas. A profissão jornalismo, desde o seu surgimento, sempre teve como essência apenas informar a verdade. O jornalismo alcançou muita credibilidade, tornou-se quase que um 4°poder.  É um formador de opiniões e as pessoas acreditam nas informações produzidas e repassadas pela imprensa. Utilizando os veículos de comunicação, jornalistas manifestam seu pensamento e seu posicionamento em relação aos fatos, por isso, este profissional deve ser coerente com aquilo que acredita, e acima de tudo, deve estar atento a conduta ética que cerca o profissional da comunicação.

Agora a reflexão que fazemos neste dia em que comemoramos é a seguinte: o que estão fazendo com essa credibilidade tão batalhada para ser conquistada?

Hoje o papel de alguns jornalistas é totalmente questionável, muitos meios de comunicação e alguns profissionais acham que fazer jornalismo é criar polêmica, sensacionalismo e falta de respeito. Vale lembrar que: O exercício da liberdade de imprensa pelos meios de divulgação social (jornal, rádio, televisão e outros), não pode ultrapassar os limites do direito de crítica, esclarecimento e conhecimento da sociedade, respondendo cada um pelos abusos que cometer. Caracteriza o abuso a ofensa à honra de alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime, ou simplesmente ofensivo a sua reputação, ou, ainda, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro (RT 681/163) (Dano Moral). “São civilmente responsáveis por danos morais e materiais em caso de ofensa pela imprensa, tanto o autor do escrito, quanto o proprietário do jornal que o veicula”.

Felizmente, muitos jornalistas lutam todos os dias por um jornalismo competente e responsável, para que a
imagem dos profissionais da área não seja maculada e que não se percam os valores como a verdade e o respeito. O jornalismo é muito importante nos dias de hoje, como sempre o foi, as informações atingem muito rapidamente a sociedade, pois os meios de divulgação são diversos e muito ágeis. O papel do jornalista é levar a informação, a verdade para a população. É isso que todos nós, verdadeiros jornalistas, esperamos.