Membros do Conselho Municipal de Juventude tomam posse

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

Elaborar e discutir políticas públicas para os jovens é a missão dos 12 conselheiros tutelares de juventude empossados pelo prefeito Fábio Marcondes, na noite da última quinta-feira, 16 de fevereiro, no CCMI.

O COMJUR é formado por 1/3 do poder público, 1/3 de instituições e coletivos que atendem a juventude, e 1/3 da sociedade civil (jovens entre 15 a 29 anos residentes em Lorena).  O Conselho é o fórum formado para que os jovens tenham garantidos os seus direitos e deveres de uma vida social.

O Projeto tem como objetivo fomentar a liderança e o protagonismo da juventude. É também um espaço de escuta e diálogo com os jovens e as jovens sobre sua realidade, seus sonhos e desejos, seus desafios e principalmente sobre a idealização, elaboração e implantação de Políticas Públicas para as juventudes. Os conselheiros eleitos terão o poder de decisão em assuntos de interesse coletivo, como aprovação de planos, gastos com recursos públicos, fiscalização e acompanhamento da política pública de juventude; têm também a responsabilidade de fiscalizar, acompanhar e avaliar a qualidade e o bom atendimento dos serviços prestados pela rede socioassistencial de trabalho com a juventude.

Durante os meses de outubro e novembro, foram realizadas cinco audiências públicas em área urbana e duas em área rural para dialogar sobre o tema. Desde março deste ano, diversos atores sociais se organizaram e formaram a Comissão para Implantação do Conselho de Juventude. Os membros da Comissão representam instituições, movimentos e coletivos que atuam com as juventudes.

O prefeito Fábio Marcondes participou do evento e assinou o decreto que institui oficialmente o COMJUV. Também estiveram presentes a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zeila Pozzati, responsável pela Subsecretaria de Juventude, vereadores , secretários municipais e população.

Conheça a formação do COMJUV:

REPRESENTANTES DOS JOVENS DE LORENA COM IDADE ENTRE 15 E 29 ANOS

Titular: Vera Maria Coelho Rodrigues da Silva

Suplente: Evandson Augusto dos Santos

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES, MOVIMENTOS E COLETIVOS QUE ATUAM COM AS JUVENTUDES NO MUNICÍPIO DE LORENA

CONSELHEIROS TITULARES

Cleber Alvarenga da Silva Filho