Participe da programação do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida neste sábado, na Praça da Estação

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, a cada ano, no dia 03 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal.

Em Lorena, o sábado (03) será de conscientização, com o evento “Eficiência em Evidência”, que acontecerá a partir das 8h, na Praça Marechal Mallet (Praça da Estação), no centro.

A iniciativa é do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CONDEM), com apoio da Prefeitura Municipal e participação de diversas entidades da cidade.

O objetivo é conscientizar as pessoas para a igualdade de oportunidades, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar em inclusão.

Entre as atrações, haverá apresentação especial da APAE, ADEFIL, do cantor e atleta Gabriel Quinino e Banda, além de stands que estarão disponíveis para apresentação de trabalhos desenvolvidos pelas entidades.

Dentro das atividades, a população contará com dinâmicas alusivas ao tema, como o ‘Sentindo na Pele’, que apresenta a vivência em cadeira de rodas, muletas e andadores, por meio da imobilização de partes do corpo. Outra atividade destaque do evento será o ‘Olhar Inclusivo’, que irá proporcionar ao visitante uma experiência tátil e psíquica, tendo as mãos enfaixadas e auxílio de terapeutas ocupacionais.

O Centro de Recursos Especiais (CRE) e a Associação do Bairro da Cruz também participarão do evento, com apresentação de trabalhos, relatos de atividades e execução de trabalhos manuais em tempo real. A programação ocorrerá até às 14h e será aberta ao público de todas as idades.