Plano Preventivo de Combate às Enchentes entra em vigor nesta terça-feira (01), em Lorena

Tem início hoje, 01 de novembro, a vigência do Plano Preventivo de Combate às Enchentes (PPCE). Criado pela Prefeitura Municipal, o intuito é estabelecer um plano preventivo para o gerenciamento de riscos associado ao período crítico de pluviosidade da Cidade.

Por meio do Decreto Municipal 7.011/2016, assinado pelo Prefeito Fábio Marcondes, no último dia 26 de outubro,  o PPCE foi criado para organizar a integração dos serviços públicos, com isso, será possível otimizar os recursos e a eficácia da atuação, definir previamente os procedimentos, atribuições, responsabilidades e a aplicação de recursos. Este Plano atuará através de ações distribuídas em Grupos de Trabalho, sendo que cada Grupo terá sua ações e responsabilidade predefinidas. O start das atuações dependerá das deflagrações dos estados de criticidade.

14560057_716443311858179_8281892317086563905_oFoto: Cláudio Ribeiro. Assinatura do Decreto 7.011/2016, em 26 de outubro

Em parceria com o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento de Alerta de Desastres Naturais), órgão do Ministério de Ciências, Tecnologia e Informação, foram adquiridos equipamentos para auxiliar o monitoramento das chuvas, entre eles, dois pluviômetros automáticos e seis semi-automáticos (aparelho para medir o índice de chuva).

No início deste mês, foi instalado um fluviômetro na Ponte do Rio Mandi, localizada na Avenida Marechal Argolo. Este equipamento mede o nível do rio e também é de grande importância para auxiliar no monitoramento da cidade nos dias de chuva, e assim facilitar e agilizar a atuação em casos de urgência.

DSC_0173Fluviômetro da Av. Marechal Argolo

É importante ressaltar que o PPCE não é um plano para acabar com as enchentes, e sim para minimizar seus efeitos.  Em contrapartida, a Prefeitura ao longo dos últimos quatro anos, vem investindo significativamente em obras de drenagem, por meio do PCAP 1 (Programa de Captação de Águas Pluviais), e já investiu R$3 milhões. As regiões beneficiadas foram:

– Bairro Cidade Industrial,  foram realizadas 2 macrodrenagens, desviando a captação para o Rio São João (Vila Rica);

– Na Vila Vicentina ( Parque das Rodovias), foram realizadas obras de drenagem, que passam também pela Alameda Armênio Gomes e pela Rua Joaquim Miguel, direcionando a água para o Rio Mandi;

– Nos Bairros da Vila Brito e Vila Nunes foram realizadas obras na Rua Frederica Sacilott;

– No Bairro da Cabelinha foi refeita a rede, desde a Igreja de São Sebastião até o Peri;

– Foi reconstruída a comporta de transbordo entre a Vila Brito e Nova Lorena, com bombeamento das águas.

12310568_569083906594121_7732259112508951980_nRegistro da obra no bairro Cidade Industrial, entregue em 2015

Para 2017, a Prefeitura iniciará mais obras de drenagem com o PCAP II. As obras terão atuação em outros pontos da cidade, que precisam da intervenção e ainda sofrem com alagamentos. A definição das futuras obras levará em conta os dados e levantamentos realizados pelo do Plano Diretor, e que está em fase final de elaboração.

Também é importante destacar o trabalho iniciado no mês de outubro de desassoreamento dos rios e canais e a limpeza das galerias pluviais.

DSC_0140Foto: Cláudio Ribeiro. Desassoreamento no Rio Mandi, no bairro Santa Edwiges