Lorena realiza ações no Mês de Combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes

Para alertar sobre a importância de denunciar os casos de violação de direitos de meninas e meninos, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Lorena iniciou o Mês de Combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.

O calendário de ações envolverá atividades e palestras com professores, coordenadores e diretores de sete escolas municipais e duas instituições assistenciais. Segundo a coordenação do Centro de Referência Especializado e Assistência Social (CREAS), o objetivo da programação é convidar profissionais para a reflexão sobre o tema e oferecer orientações sobre o problema, que inclui, por exemplo, casos de abuso, exploração e turismo sexual.

Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, do Governo Federal, a violência contra crianças e adolescentes é a quarta violação mais denunciada no Disque 100.

Para a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zeila Pozzatti, é preciso que professores e gestores fiquem atentos ao comportamento das crianças e jovens. ” Precisamos ter  olhos nas escolas para essa situação, afinal,  é nas instituições de ensino que crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo. Esse trabalho tem a função de explicar os sintomas e procedimentos que devem ser tomados em casos de violência”, disse a Secretária.

Como denunciar:

Casos suspeitos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser denunciados no Conselho Tutelar (12) 3125-6542, Delegacia da Mulher, Ministério Público ou no CREAS, localizado na Rua Nossa Senhora da Piedade, nº112, centro.

Sobre a data:

O 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida como símbolo da luta pelos direitos de crianças e adolescentes, em lembrança ao sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, estuprada e assassinada aos 8 anos de idade, em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). O corpo foi encontrado seis dias depois, completamente desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os responsáveis pelo crime não foram responsabilizados.