Projeto ‘Estação Yoga’ completa um ano de sucesso, no final de semana

Sucesso em Lorena, o projeto da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, que oferece aulas de yoga em áreas e parques públicos, está completando um ano de existência neste final de semana.

Em comemoração ao aniversário da ‘Estação Yoga’, a prefeitura preparou duas aulas especiais para os dias 11 e 12 de março, sexta-feira e sábado.

As atividades na sexta-feira acontecem às 18h, no Centro Educacional Carlos Eugênio Marcondes. No sábado, as aulas serão realizadas no parque Águas do Barão, a partir das 9h.

O responsável pela aula é o educador físico Adriano Rodrigues, que é massoterapeuta formado pelo SENAC Guaratinguetá (SP), e instrutor de yoga formado pela escola Mahalakashmi – Centro de Yoga. A atividade é gratuita e destinada à pessoas de todas as idades que desejarem participar.

O yoga é considerado por muitos uma prática de alto custo, por ser realizado sempre em academias ou estúdios específicos, como atividade particular, onde nem todos têm condições de arcar com os gastos. A proposta da aula de yoga é trazer a prática ao acesso da população.

yogg

O QUE É O YOGA?

A palavra “yoga” (ou ioga), originária do sânscrito, significa “controlar, unir”. Trata-se de uma filosofia proveniente da antiga Índia, estabelecida por volta de 5.000 a.C., cujo propósito é o desenvolvimento de um trabalho “suave” que promove a interação entre o corpo e a mente.
Segundo o instrutor Adriano Rodrigues, a primeira coisa que o yoga pode oferecer é uma agradável sensação de calma e paz mental. “Além disso, muitas pessoas procuram o yoga como terapia, como tratamento para dores no corpo e até mesmo para prevenção de doenças”, disse Adriano.

Confira alguns benefícios do yoga:

• Realinha o corpo, estimulando uma boa postura;
    • Fortalece os ossos e músculos e aumenta a mobilidade nas juntas;
    • Promove a flexibilidade e reduz as dores nas costas por meio dos freqüentes alongamentos e exercícios. Isto é especialmente importante, pois os seres humanos ficam expostos a uma série de problemas de coluna, não por má configuração corpórea, mas pelos fatores do estilo de vida;
    • Beneficia a circulação sanguínea e a oxigenação por meio das melhorias na respiração;
    • Aumenta os níveis de vitalidade e energia;
    • Massageia os órgãos internos, melhorando o funcionamento deles;
    • Melhora a digestão, já que uma respiração correta estimula os órgãos abdominais;
    • Acalma a mente e ameniza as emoções, aliviando o estresse e a ansiedade;
    • Possibilita um pensamento claro e focado, pela elevação no fornecimento de suprimento de oxigênio ao cérebro. Um pensamento claro proporciona o aumento da autoconfiança e da autoestima.