Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) divulga Plano de Contingências de combate a desastres naturais

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública do município, realizou na última semana, uma reunião com secretários municipais e seus representantes. O tema principal do encontro, foi a divulgação do Plano de Contingências de combate a desastres naturais e provocados pelo homem, versão I de 2015.

O PLAMCON, como é chamado o plano, contempla em sua primeira versão, as medidas necessárias para evitar ou diminuir os impactos das chuvas no município e engloba procedimentos técnicos para prevenir e atender acidentes de uma forma geral.

Secretários municipais e representantes tiveram noções sobre as legislações federal, estadual e municipal sobre a Defesa Civil; procedimentos sobre o Plano de Chamadas das autoridades nos momentos de crises, assim como, a responsabilidade dos departamentos técnicos da COMPDEC no atendimento de ocorrências de interesse da Defesa Civil.

O PLAMCON será em breve atualizado, para agregar conhecimentos sobre o atendimento aos acidentes envolvendo explosivos, desastres aéreos, automobilísticos e ferroviários.

Recentemente a Defesa Civil de Lorena foi reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo pela efetividade em gestão e bom desempenho pelo IEGM, conquistando a nota máxima (A), junto ao índice ‘Cidade/TCESP’, que se refere ao planejamento municipal na proteção dos cidadãos.

O índice analisou quesitos do  TCE, como legislação adequada e procedimentos operacionais padrão, revelando que a cidade tem uma Defesa Civil eficiente.