Construção do CER III (Centro Especializado em Reabilitação) de Lorena em fase de finalização da obra

Está em fase final a construção do CRE III (Centro Especializado em Reabilitação). Os CERs são unidades de atendimento que visam garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência e reinserção social.

DSC_2155

O Plano Viver sem Limite, do Governo Federal iniciou a implantação de Centros Especializados em Reabilitação – CER para ampliar o acesso e a qualidade desses serviços no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).
O CER III de Lorena será referência na região em atendimento a portadores de deficiência física, auditiva e visual. O investimento federal está orçado em R$ 3 milhões e meio, e a obra tem previsão de entregue até o final deste 1º semestre de 2017.

DSC_2156O diagnóstico, a avaliação, a orientação e a estimulação precoce dos usuários são responsabilidade da equipe multiprofissional, composta de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Médicos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Enfermeiros. Além do financiamento da obra o Ministério da Saúde também é responsável por equipar totalmente o centro e pelos custos da equipe multiprofissional.

DSC_2159

O CER III de Lorena conta com sala de cabine acústica, campo livre, reforço visual, e equipamentos para avaliação audiológica, salão para cinesioterapia e mecanoterapia, laboratório de prótese ocular e sala de orientação de mobilidade física e visual.

DSC_2158
Segundo a Secretária de Saúde, Imaculada Conceição Magalhães, o CER III será um equipamento de abrangência regional e de grande importância para os serviços oferecidos a população de Lorena. “O CER III será um marco na saúde em reabilitação em Lorena”.

Fotos: Claudio Ribeiro