Secretaria de Saúde de Lorena recebe prêmio pelo bom desempenho na Campanha de Tuberculose 2014

0

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), foi premiada pelo Programa Estadual de Tuberculose de São Paulo, graças ao desempenho do município na Campanha de Tuberculose 2014. A entrega do prêmio ocorreu na última segunda (24).

Representantes da Vigilância Epidemiológica receberam um certificado emitido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Prêmio Tuberculose

Durante a realização da primeira Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose no Estado, de 24 de fevereiro a 15 de março, Lorena ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que era de 70 sintomáticos respiratórios (SR). O município conseguiu identificar 140 SR.

A Busca Ativa de Sintomático Respiratório em Lorena é uma ação que ocorre durante o ano inteiro nas Unidades de Saúde, e é intensificada no período de campanha.

Na comparação com 2010, 2011 e 2012, é possível perceber que, com o trabalho iniciado no ano passado, quando a meta também foi ultrapassada, a Secretaria de Saúde primou pela qualidade e eficiência. Conseguiu, dessa maneira, pelo segundo ano consecutivo, ultrapassar a meta estipulada para o município.

2010 – apenas 32,8% da meta de busca ativa de sintomático respiratório;
2011 – 26,0% da meta;
2012 – 55,0 % da meta;
2013 – meta: 832 SR, Lorena identificou: 936 SR.

Treinamento. Em 2013, a Vigilância Epidemiológica de Lorena capacitou 100% dos enfermeiros das Unidades de Saúde para realizarem o exame de baciloscopia de escarro.

Sintoma. Pessoas com tosse por mais de três semanas devem procurar a Unidade de Saúde ou Estratégia Saúde da Família mais próxima de casa, de 7h às 17h, para a realização do exame de baciloscopia de escarro (principal método no diagnóstico e controle de tratamento da tuberculose pulmonar).
A Campanha visa identificar precocemente os casos de bacilíferos de tuberculose (casos infecciosos).

Share.

Comments are closed.