RESUMO DA SEMANA – 22 a 26/07

0

RESUMO DA SEMANA – 22 a 26/07 (em ordem de publicação, da mais recente para a mais antiga do período).

Trânsito e Transportes

Secretaria de Trânsito e Transporte divulga novos horários de ônibus contemplando bairros onde circular não rodava sábado e domingo à noite
– 26 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Lorena (STT) informa que a partir do dia 28 de julho, ocorrerão alterações de algumas linhas da rede de transporte urbano de Lorena e reestruturação de determinados itinerários.

A nova linha ligará o Parque das Rodovias ao limite de Lorena e Guaratinguetá, pela Estrada Velha. Além disso, alguns bairros que não tinham o transporte coletivo à noite nos finais de semana passarão a contar com o serviço.

A empresa que opera o serviço no município informa também que a partir da segunda quinzena de agosto haverá alterações nas linhas do Bairro da Cruz e Novo Horizonte.
Clique aqui e veja as alterações que entram em vigor no dia 28 de julho.
http://www.lorena.sp.gov.br/wp-content/uploads/2013/07/Novas-linhas-%C3%B4nibus-julho-2013.jpg

 

Educação

Secretaria de Educação de Lorena participa de conferência intermunicipal, em Canas
– 26 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Secretaria de Educação de Lorena participará, por meio da União dos Dirigentes Municipais do Estado (UNDIME), pólo Guaratingueta, da Conferência Intermunicipal Livre Rumo a Conae (Conferência Nacional de Educação), na Casa da Cultura de Canas, no dia 30 de Julho, a partir de 8h.
Durante o evento serão discutidos os sete eixos propostos pelo fórum nacional da educação, que são os seguintes: papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade; qualidade da educação; gestão democrática e avaliação; democratização do acesso; permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos profissionais da educação; financiamento da educação e controle social; justiça social; educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.
Na conferência de Canas também serão escolhidos delegados representantes dos municípios para a conferência intermunicipal, em São José dos Campos, nos dias 02 e 03 de agosto.
CONAE. A Conferência Nacional de Educação é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
A Comissão Organizadora Nacional é integrada por representantes das secretarias, do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de entidades que atuam direta ou indiretamente na área.

 

Desenvolvimento Econômico e Turístico

Material de divulgação de Roteiro Turístico e Religioso de Lorena é lançado no FÉstival de Turismo, no Rio de Janeiro
– 26 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Lorena fez o lançamento oficial do material de divulgação do Roteiro Turístico e Religioso local, no Rio de Janeiro, durante evento voltado para o setor.
O secretário da pasta, Gustavo Rodrigues, esteve no FÉstival de Turismo, na capital fluminense, onde expôs e apresentou aos presentes um folder dobrado, de quatro abas, frente e verso, que contém fotos e informações de seis pontos voltados ao turismo religioso – Santuário Basílica de São Benedito, Catedral de Nossa Senhora da Piedade, Igreja do Rosário, Solar do Conde de Moreira Lima, Palacete Veneziano, Comunidade Bethânia, Canção Nova – Lorena.
O material está no link abaixo, do site da Prefeitura de Lorena:
http://www.lorena.sp.gov.br/wp-content/uploads/2013/07/FOLDER.pdf.
Para o secretário municipal, a oportunidade de divulgar o material no Rio de Janeiro foi única, tendo em vista a quantidade de pessoas presentes e o fato de Lorena participar do FÉstival, que termina nesta sexta-feira (26), ao lado de outros municípios com forte apelo turístico-religioso, entre eles, Aparecida e Guaratinguetá.
A apresentação do material de Lorena foi feita no estande da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, em uma réplica da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, de Aparecida.
Estrangeiros da Jornada Mundial da Juventude estão prestigiando a atração e levaram folders de divulgação de Lorena, a fim de conhecerem os atrativos da cidade.
Confira outras informações do FÈstival de Turismo no link abaixo, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo:
http://www.lorena.sp.gov.br/wp-content/uploads/2013/07/FOLDER.pdf

 

Meio Ambiente

Coleta Seletiva em Lorena começa no dia 5 de agosto
– 25 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

Começa no próximo dia 5 de agosto uma nova etapa dos trabalhos da Prefeitura de Lorena voltados ao meio ambiente, uma ação que servirá como referência no município nos próximos anos. Nesta data, terá início a Coleta Seletiva, parceria da administração pública com a Cooperativa de Catadores de Lorena (COOCAL).
Produzindo cerca de 50 (cinquenta) toneladas de lixo por dia, Lorena terá um importante aliado para reduzir a quantidade de resíduos: os moradores.
A população contará com o serviço da Coleta Seletiva de segunda a sexta-feira. Cada bairro ou região será beneficiada em um dia da semana.
Bastará o morador separar papel, metal, plástico e vidro, que são materiais recicláveis, do restante, e entregar para o caminhão da reciclagem. (no final do texto, clique no local indicado e veja os dias da Coleta Seletiva por bairro e os materiais que são ou não recicláveis).
O lixo reciclável entregue pelos moradores será levado para a COOCAL para a separação e, posteriormente, comercialização, gerando emprego e renda aos catadores.
O mote da campanha que está sendo iniciada é Agora, em Lorena, tudo junto é separado!
O Secretário de Meio Ambiente de Lorena, Willinilton Tavares Portugal, lembra que a Coleta Seletiva reforça o princípio dos 3R´s, sigla para Reduzir, Reutilizar e Reciclar, amplamente divulgada para conscientizar a população sobre a importância de reduzir o consumo e, ao mesmo tempo, dar correta destinação aos resíduos.
Clique aqui e confira os bairros e dias da Coleta Seletiva em Lorena e quais são os materiais recicláveis e os não recicláveis.
http://www.lorena.sp.gov.br/wp-content/uploads/2013/07/Coleta-Seletiva-julho-2013.pdf

 

Administração

Prazo de inscrição para processo seletivo de estagiários da Prefeitura de Lorena é prorrogado para 1° de agosto
– 25 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

Foi prorrogado para o dia 1° de agosto o prazo para inscrição no segundo processo seletivo para o quadro de estagiários da Prefeitura de Lorena.
As inscrições devem ser realizadas na escola ETEC Padre Carlos Leôncio da Silva, na Avenida Dr. Epitácio Santiago, 199, Centro, no horário de 13h às 18h, de segunda a sexta-feira. O candidato deverá apresentar CPF e RG.
A prova objetiva será realizada no dia 11 de agosto, às 10h, em local a ser divulgado pela prefeitura e no site do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT). O endereço é www.ceat.net.br, empresa responsável pelo processo.
São oferecidas 36 vagas mais cadastro reserva para os seguintes cursos superiores: Administração, Serviço Social, Educação Física (a partir do 5° semestre), Educação Física (até o 4° semestre), Biologia, Contabilidade, História e Relações Públicas.
A carga horária do estágio será de seis horas diárias, 30 horas semanais, distribuídas a critério do supervisor de estágio, devendo corresponder ao horário de funcionamento da prefeitura.
O valor da bolsa-auxílio será de R$ 400,00, e é concedido, a título de vale-transporte, o valor de R$ 30,00 para o estagiário.
Para inscrever-se, o candidato precisa se enquadrar nos seguintes requisitos: estar regularmente matriculado e com frequência efetiva no curso; não estar no último semestre do respectivo curso do ensino superior; se estrangeiro, precisa ter visto de permanência no Brasil; não ter atuado como estagiário da Prefeitura Municipal de Lorena por período superior a dois anos.

 

Trânsito e Transportes

Secretaria de Trânsito e Transportes de Lorena informa os locais de paradas de vans no Centro a partir do dia 1° de agosto e indica as novas vagas
– 25 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Lorena (STT) lembra que a partir do dia 1° de agosto entram em vigor os novos procedimentos em relação à parada das vans para o embarque/desembarque dos estudantes no Centro, no horário noturno.
A partir de 1º de agosto, embarque/desembarque só poderão ser feitos na Rua Siqueira Campos, que fica no entorno da Praça Conde Moreira Lima. As vagas de estacionamento estão na calçada às margens da via férrea.
Apesar da restrição de locais de estacionamento, a STT lembra que os motoristas terão à disposição, na região central, 11 (onze) pontos para estacionamento, para onde deverão seguir após o desembarque.
Os locais são os seguintes:
Praça Capitão-Mor Manoel Pereira de Castro (entorno da Praça do Rosário)
Praça da Igreja Matriz
Rua Major Rodrigo Luiz
Rua Mamede de Campos
Avenida Capitão Messias Ribeiro
Rua Paulino Chagas
Rua Major Teófilo de Castro
Rua Major Luiz Joaquim Bastos
Rua Pedro V. de Azevedo
Rua Luiz Monteiro (Praça em frente ao Coimbra e em torno).
A Rua Benedito Moura Sobrinho, próximo ao Centro de Saúde, também é um ponto de estacionamento opcional.
Ficam proibidos o embarque/desembarque e estacionamento de vans nas ruas Dom Bosco, Barão de Castro Lima, Constância A. de Azevedo, na Praça Arnolfo de Azevedo e no entorno desta.
Congestionamentos. As medidas foram tomadas devido aos constantes congestionamentos na região central da cidade em ruas como Dom Bosco e Comendador Custódio Vieira, em especial, à noite.
Os transtornos eram registrados nos horários de entrada e saída dos estudantes universitários, em função de as vias serem estreitas e o número de vans ter crescido nos últimos anos, chegando, atualmente, a cerca de 130, todas as noites.
Clique aqui e veja o novo mapa de estacionamento de vans em Lorena no horário noturno.
http://www.lorena.sp.gov.br/wp-content/uploads/2013/07/mapa_vans_estacionar.pdf

 

PROCON

PROCON de Lorena alerta sobre falso vendedor de Código de Defesa do Consumidor
– 25 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

O PROCON de Lorena orienta os lojistas sobre os cuidados com a venda de códigos de defesa do consumidor e de placas com o número de telefone do órgão.
O alerta está sendo feito porque há relatos e queixas de comerciantes que foram abordados por um homem se passando por funcionário do PROCON.
A pessoa, segundo as reclamações, vende exemplares do Código de Defesa do Consumidor e ressalta a obrigatoriedade de o comerciante manter o documento no estabelecimento, conforme determina uma lei do ano de 2010.
Este falso funcionário do PROCON também oferece placas com o número do telefone da Fundação PROCON de São Paulo. Além disso, diz que poderá multar o estabelecimento se o código e a placa não forem colocados na loja.
A coordenadora do órgão em Lorena, Neide dos Santos Cardoso, confirma que a legislação exige do lojista a exposição, em local visível, de ao menos um exemplar do código, para qualquer pessoa poder consultar. Ela ressalta, porém, que nenhuma pessoa está autorizada a vender esses códigos em nome do PROCON de Lorena e nem ameaçar de multar os comerciantes com este argumento.
Qualquer dúvida, a orientação é ir ao PROCON.
O endereço é Rua Comendador Custódio Vieira, 332, Centro. O telefone é 12-3157-1929.

 

Segurança

Secretaria de Segurança Municipal de Lorena recebe relógio de ponto biométrico para evitar deslocamentos desnecessários
– 24 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

Para otimizar o trabalho da Guarda Municipal de Lorena, foi instalado, na última segunda-feira (22), o relógio de ponto biométrico, que passou a ser utilizado ontem (23).
Os funcionários que antes precisavam se deslocar à garagem municipal para registrar o horário de chegada e saída, agora contam com essa facilidade na Secretaria de Segurança, que fica na Praça da Estação, no Centro.
Segundo o Secretário de Segurança Municipal, José Ernesto de Oliveira, a instalação do relógio de ponto na secretaria trará facilidades quanto a delegação de funções, a troca de informações e a inspeção da apresentação pessoal dos guardas.

 

Fundo Social de Solidariedade

Campanha do Agasalho 2013 em Lorena beneficia 800 famílias
– 24 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Campanha do Agasalho 2013 em Lorena arrecadou mais de 16 (dezesseis) mil peças de roupas, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pelo Fundo Social de Solidariedade, órgão ligado ao Gabinete Municipal. A arrecadação começou no dia 15 de maio. Também foram doados 808 (oitocentos e oito) cobertores.
A distribuição das roupas e dos cobertores foi feita na Casa da Cultura para as famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Bolsa Família, e à população em situação de rua, de casas de recuperação, entre outros segmentos.
A Casa de recuperação Jeová Rafhá recebeu 50 cobertores; Abrigo Maria de Nazaré recebeu 20; Casa de Recuperação Monte Sinai, 30; Primeira Igreja Pentecostal Missão do Brasil, 20; Pastoral da Criança, 20, e o CREAS recebeu 50 cobertores para serem distribuídos à população em situação de rua.
O Fundo Social de Solidariedade de Lorena contou com o apoio de diversas empresas e instituições que colaboraram com a doação de cobertores. Foram elas: Biemme, SABESP, Saint Gobain Brasil, Grupo Pinha, Tecnoval, Eskelsen Artefatos, Pernambucanas, Escola Municipal Profissionalizante Milton Ballerini e Catedral Nossa Senhora da Piedade. Também colaboraram instituições de ensino e estabelecimentos que serviram de ponto de coleta da campanha.
O 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL) colaborou participando da carreata realizada nos bairros e disponibilizou militares para ajudarem na seleção dos agasalhos. A SABESP auxiliou na retirada e contagem dos agasalhos e disponibilizou carro de som para a carreata.

 

Assistência e Desenvolvimento Social

Conselheiros tutelares tomam posse no dia 30
– 24 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

No próximo dia 30 de julho, às 10h00, tomarão posse os conselheiros tutelares eleitos em Lorena. A solenidade, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lorena, ocorrerá na sede do Programa Vida Melhor (PROVIM).
O mandato dos conselheiros será, excepcionalmente, de dois anos, cinco meses e dez dias, no período de 1º de agosto de 2013 a 09 de fevereiro de 2016, como determina a Lei Federal 12.696/2012.
Segundo a referida legislação, o processo de escolha dos próximos integrantes do Conselho Tutelar ocorrerá a cada quatro anos, em data unificada em todo o território nacional, no primeiro domingo do ano subsequente ao da eleição presidencial. A posse será sempre no dia 10 de janeiro do ano seguinte ao do processo de escolha.
Lei. As atividades desenvolvidas pelos conselheiros tutelares são consideradas de serviço público relevante, segundo o artigo 135 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A mesma legislação ressalta que os conselheiros gozam da presunção de idoneidade moral.

 

Trânsito e Transportes

Secretaria de Trânsito e Transportes de Lorena implanta nova sinalização e estuda mudanças na Rua Comendador Custódio Vieira
– 23 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Secretaria de Trânsito e Transporte de Lorena (STT) realiza durante esta semana estudo de implantação de mão única, mudanças de circulação em algumas ruas da cidade e colocação/mudança de sinalização.
Na segunda-feira (22), foi feita a sinalização da Avenida São Pedro, nos pontos já recuperados nos trabalhos emergenciais de melhorias da pavimentação. Outro ponto da cidade também terá nova sinalização. Na Avenida Marechal Teixeira Lott, entre a Rua José Machado Coelho de Castro e a Rua Francisco Canettiere, próximo ao Clube Comercial de Lorena, o estacionamento no sentido Bairro/Centro não será mais permitido.
Durante a semana, a Rua José Rodrigues Alves, na Vila Geny (Rua onde fica o Clube dos Sargentos) passará a ter mão única no sentido da Rua Eduardo Areco para Rua João Pinto Antunes. A medida foi tomada devido a via ser muito estreita e não comportar mão dupla e estacionamento dos dois lados.
A STT realiza também um estudo para a alteração de circulação da Rua Comendador Custódio Vieira, no trecho entre a Rua 21 de abril e a Rua Antonio Rosa Júnior, com circulação de mão única no sentido Centro Social Urbano. O sentido Centro será desviado pela Rua Antonio Rosa Júnior, podendo depois retornar para a Rua 21 de abril, de onde permanecerá via de mão dupla até o Centro. Como opção, o motorista ainda terá a Avenida Bernardino de Campos.

 

Meio Ambiente

Prefeitura de Lorena realiza reunião preparatória da 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente
– 22 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou, na última sexta-feira (19), a reunião preparatória para a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente.
Na reunião foram eleitas dez pessoas, entre elas, membros da sociedade civil, empresas privadas e órgãos públicos, para compor a comissão organizadora responsável pela conferência, determinada pelo Decreto Municipal 6.365/13.
A comissão ficou assim composta:
Willinilton Portugal (Secretário do Meio Ambiente), Paládia de Oliveira Romeiro da Silva (Conselho Municipal do Meio Ambiente), Marco de Alcântara (USP), Domingos Sávio de Carvalho (AMICE), Ingrid Elena Schoonor (AEAL), Maria Guiomar Munhoz (Doutores da Natureza), Renato Pires (EPPO), Thales de Aquino (COOCAL), Luiz Henrique Gonçalves (SABESP), Rosana Carvalho (Secretaria de Educação de Lorena).
A reunião buscou apresentar de maneira sumária o mote da conferência (resíduos sólidos), bem como os eixos temáticos que serão discutidos pela sociedade.
O evento. A Conferência será realizada no dia 14 de agosto, no Teatro UNISAL, a partir de 07h30, com entrada gratuita para especialistas e a população em geral.
O tema principal são a destinação e tratamento de resíduos sólidos.
O assunto será debatido em torno de quatro eixos: produção e consumo sustentáveis; produção de impactos ambientais; geração de trabalho, emprego e renda; educação ambiental.

 

Serviços Municipais, Agricultura e Desenvolvimento Rural

Secretaria de Serviços Municipais finaliza limpeza de valeta e orienta moradores

http://www.lorena.sp.gov.br/secretaria-de-servicos-municipais-finaliza-limpeza-de-valeta-e-orienta-moradores/

 

Informações gerais

Dia da visita do Papa terá mudança brusca na temperatura em Lorena e região
– 22 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

Com a Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa Francisco ao Brasil, chega à região também uma intensa frente fria, segundo informações dos centros de previsões meteorológicas.
O vento frio é indício da aproximação dessa frente fria, que deve provocar chuvas em várias áreas do Estado de São Paulo.
Em Lorena, a mínima prevista para quarta-feira (24), quando o religioso estará na região, é de sete graus. Em Aparecida, local de visita do Papa, a temperatura mais baixa na quarta-feira será de cinco graus. Há previsão de chuva para toda a região neste dia.

 

Fundo Social de Solidariedade

Oficina de Padaria Artesanal promovida pelo Fundo Social de Solidariedade completa um mês e já beneficiou 93 pessoas
– 22 DE JULHO DE 2013PUBLICADO EM: COMUNICAÇÃO SOCIAL

Na próxima quarta-feira (24), será completado um mês de início da oficina de Padaria Artesanal, do Fundo Social de Solidariedade de Lorena.
Com a formatura de mais 25 alunos neste semana, o total de pessoas capacitadas chega a 93.
O prefeito Fábio Marcondes esteve presente na última entrega de certificados, na quinta-feira passada.
Na ocasião, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Claudia Diniz Marcondes, aproveitou para reafirmar a importância de trabalhos e oportunidades como a do curso de Padaria Artesanal, que visam à geração de renda e valorização da autoestima dos alunos.
Além de concluírem as aulas, os participantes da oficina receberam orientações do diretor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Lorena, Benedito Roberto Ribeiro. Ele apresentou as possibilidades de trabalho, deu dicas sobre o mercado de trabalho, passou informações sobre o Banco do Povo, e, por fim, ressaltou a importância de os alunos se cadastrarem no PAT para, assim, terem ainda mais possibilidades de emprego.
Padaria Artesanal. As oficinas oferecem 20 vagas por semana – 10 no período da tarde e 10 à noite. O curso tem duração de quatro dias, começando na segunda-feira e terminando na quinta-feira.
Os interessados podem realizar as inscrições diariamente, no período da manhã, no Fundo Social de Solidariedade de Lorena.

Share.

Comments are closed.