Notificação de suspeita de coronavírus tem resultado negativo após análise do Instituto Adolfo Lutz, informa Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o caso suspeito de Coronavírus (COVID-19) em Lorena, notificado na última quinta-feira (27), foi descartado pela Secretaria de Estado de Saúde, após parecer do Instituto Adolfo Lutz. A amostra colhida por meio do exame SWAB foi processada pelo órgão e o resultado obtido foi “não detectado”. A paciente, que já foi informada do resultado, apresenta bom estado de saúde e segue as orientações dadas pela equipe médica.

A paciente já havia sido diagnosticada com Dengue. No entanto, por ter viajado recentemente à Itália, um dos países incluídos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no mapa do Coronavírus, e apresentar sintomas sugestivos, optou-se por adotar o procedimento determinado pelo Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a OMS, além da China, Japão, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Singapura, Camboja, Vietnã, Tailândia e Itália, os seguintes países foram definidos como regiões de transmissão do vírus:

• Austrália
  • Filipinas
  • Malásia
  • Alemanha
  • França
  • Irã
  • Emirados Árabes Unidos

Aqueles que estão retornando desses países devem procurar por atendimento médico nas Unidades de Saúde ou rede hospitalar para que sejam monitorados quanto aos surgimento dos sinais e sintomas e necessidade de isolamento social por medida de precaução. A Secretaria de Saúde fará o acompanhamento por 14 dias, e somente serão coletadas amostras para caso de coronavírus dos pacientes que apresentares os seguintes sintomas, conforme orientações do Ministério da Saúde:

• Situação 1: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local*, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;
  • Situação 2: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
  • Situação 3: Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E contato próximo de caso confirmado de coronavírus (COVID-19) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.