Em reunião na Mitra de Lorena, cidades definem detalhes do projeto turístico ‘Caminho Religioso da Estrada Real’ (CRER)

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

O projeto do Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) foi tema de um importante encontro turístico em Lorena. Na última quinta-feira, 06 de junho, a Mitra Diocesana recebeu autoridades políticas e religiosas de Lorena e região para debater e mobilizar a região para a participação efetiva na instalação e desenvolvimento do projeto que passará pelas cidades paulistas de Lorena, Canas, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Guaratinguetá e Aparecida.

Além de apresentar o projeto ao público, foram dados detalhes do trajeto da ‘Romaria 550′, que comemorará os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e os 250 do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. Durante a solenidade de abertura do evento, o Bispo Diocesano Dom João Inácio Muller destacou em sua fala quão presente são as cidades de Lorena e Guaratinguetá na história dos 250 anos do Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

“Visitar e reverenciar lugares sagrados é um hábito milenar e o Vale do Paraíba é rico em história e tradição nesse aspecto. Muitas pessoas não sabem, mas historiadores destacam que as primeiras alusões à Nossa Senhora da Piedade, também padroeira de Lorena, surgiram aqui, na região do Porto de Guaypacaré. Temos que incentivar, cada vez, mais, essa divulgação e disseminação da rica cultura religiosa que possuímos, e o CRER será um importante instrumento pra isso”, disse o Bispo Diocesano Dom João.

DSC_0288

O prefeito Fábio Marcondes ressaltou a importância econômica do turismo religioso e seu impacto positivo no Vale. “A estruturação desse projeto será um ponto essencial no desenvolvimento do turismo religioso na nossa região. Já temos reconhecimento pela religiosidade e agora teremos mais estrutura para a peregrinação. Essa que já é uma rota lendária, com identidade e beleza única, terá seu percurso ainda mais valorizado”, ressaltou o prefeito.

DSC_0312

No encontro, ficou definido que serão quatro modalidades de Romaria que passarão por Lorena, a partir de outubro, quando será lançado oficialmente o projeto do CRER. O secretário de Cultura e Turismo, Roberto Bastos, explicou como será a participação de Lorena.

“Haverá Romaria de veículos 4×4, bicicleta, caminhada e cavalgada. Os ciclistas terão Lorena como última parada para pouso, antes de seguirem para Aparecida, tendo em vista que nossa cidade é conhecida, nacionalmente, por esse meio de transporte”, afirmou o secretário.

DSC_0252

Estiveram presentes no evento: o Prefeito de Lorena, Fábio Marcondes; a vice-prefeita, Marietta Bartelega; o Bispo Diocesano Dom João Inácio Muller; o pároco vigário geral da Diocese, Monsenhor Seviliano da Silva; o pároco da Matriz Nossa Senhora da Piedade, Padre Rodrigo Fernando, secretário de Cultura e Turismo de Lorena, Roberto Bastos; o conselheiro do Cmainho Religioso da Estrada Real, Eberhard Hans; o professor do Senac na área de turismo, Anderson Henrique Solcia; e representantes das cidades envolvidas no CRER.