Cemitério Municipal também é um ponto Turístico pra visitação

O cemitério de Lorena passou por uma grande revitalização para melhor receber os visitantes.  A Prefeitura de Lorena realizou uma série de melhorias no local.

cemiterio 12

Além da poda de árvores, foram feitas a retirada das raízes das árvores que estavam afetando o solo e danificando os túmulos. Os espaços afetados foram todos restaurados. Foi feito o corte da grama, o plantio de flores e colocação de vasos ornamentais, transformando o ambiente mais bonito e agradável. As guias e as sinalizações externas e internas foram restauradas e repintadas.

O Cemitério é um dos pontos Turísticos da cidade, recebe visitantes para  conhecer o túmulo de personalidades importantes para o município de Lorena, como, a Viscondessa de Castro Lima, familiares do lorenense Barão da Bocaina (última personalidade a receber o título de nobreza concedido por Dom Pedro II), Dr. Arnolfo  Azevedo, Péricles Eugênio da Silva Ramos, Barão de Santa Eulália, Dr. Arnolfo  Azevedo, entre outras grandes personalidades atuantes da história.

cemiterio 2

Memorial da Viscondessa de Castro Lima

O túmulo da Viscondessa de Castro Lima, mãe do Conde de Moreira Lima, chama a atenção pelos detalhes na sua arquitetura e por ser o único da região com características exclusivas de jazigos feitos para reis em Portugal.

cemiterio 3

Capela de São Miguel

Outro ponto de destaque é a Capela de São Miguel, construída especialmente em homenagem a Condessa de Castro Lima.

O Cemitério conta com um profissional capacitado para orientar e acompanhar os visitantes passando as informações solicitadas e contando um pouco da nossa história através das personalidades do passado.

Horário de funcionamento das 7h00 as 17h00

Curiosidades:

Você sabia que o costume de rezar pelos mortos nesse dia foi trazido para o Brasil pelos portugueses?  As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas neste dia.

Você sabia que um dos símbolos para homenagear os mortos são as flores e o crisântemo é a flor mais utilizada? O Crisântemo tem um grande valor simbólico, representando vida completa e sinceridade, além da sua durabilidade e beleza inconfundível.

DSC_0786

Você sabia por que acendemos uma vela por um ente querido falecido? Conforme o costume Judaico, acender uma vela pelo falecido, além de causar um grande prazer para alma, ajuda em seu julgamento e ascensão espiritual.