De 29 de outubro a 1 de novembro Lorena recebe XI Cinefest Gato Preto

O Cinefest Gato Preto entrou definitivamente para o hall dos importantes festivais de curta-metragem do país. O festival de curtas-metragens realizado na FATEA – Lorena, está reestruturado e a sua 11° edição foi produzida pela Trapézio Produções Culturais e a Travessia Filmes com o intuito de estimular a produção local e promover a atividade artística no Vale do Paraíba. O evento tem apoio da prefeitura de Lorena e acontece de 29 de outubro a 1 de novembro.

Os curadores Bruno Cucio e Victor Fisch analisaram os 681 curtas válidos, dos 1.114 inscritos, vindos de 24 estados brasileiros. Para a mostra competitiva foram selecionados 42 filmes, além de 25 curtas que serão apresentados na mostra infantil/juvenil, 7 na mostra terror, bruxas, suspense e azar e 5 na mostra Latina.

O Cinefest é patrocinado pelo Clube 500, apoio cultural Oficinas Culturais, Piesis e Cosacnaify, apoio da Weinekeller, Storytouch, Faculdade Melies de Tocnologia e Hotel Dom Apart e em parceria com a  Avesso Sustentabilidade, o XI Cinefest Gato Preto pode alcançar um reconhecimento no meio cinematográfico, atraindo filmes de prestígio. Para Fisch, “a reestruturação do Gato Preto, tinha como objetivo atingir o patamar dos grandes festivais de curtas-metragens do Brasil. O primeiro desafio era alcançar os cineastas e ampliar o número de inscritos. Criamos um plano de divulgação que já se mostrou efetivo nos primeiro dias de abertura das inscrições, quando recebemos um número surpreendente de filmes.”

O grande diferencial do Cinefest Gato Preto é a forma como são divididas as sessões da mostra competitiva. Apesar de todos os filmes concorrerem a todos os prêmios, as sessões são divididas por área, para enriquecer o debate. Ao total, são oito sessões e debates: arte, roteiro, desenho de som, fotografia, produção, direção, montagem e atuação. Para Victor Fisch, curador, “não significa que consideremos que uma característica seja mais importante do que outra nos filmes selecionados. Fizemos uma divisão pela pluralidade de estilos.”

A edição de 2015 homenageia a atriz Rosi Campos, que se destaca não apenas por seu trabalho no cinema, mas também por seu enorme reconhecimento nos palcos e na televisão. O curador Cucio lembra que “Campos foi a Bruxa Morgana do Castelo Rá-Tim-Bum, Zélia Portela em Babilônia e Cathy na peça Hamlet ao molho picante. Uma diversificada atriz que brilha em todos os campos por onde atua e que agora ficará marcada na história do tapete preto desde festival recebendo essa humilde homenagem perto de sua extensa carreira.”

Haverá também um tributo à obra de Milton Santos, com a exibição de um documentário sobre o cineasta em uma sessão especial. “O retrato do cineasta que luta para realizar seus filmes com o que tem ao alcance das mãos é importante em especial para o Vale do Paraíba, de onde vêm 10% dos filmes selecionados”; ressalta Cucio.

Oficina de roteiro

A oficina de roteiro acontece entre o dia 26 e 31 de outubro, com a professora Julia Alquéres. O objetivo dessa oficina é desenvolver um roteiro de curta-metragem e os trabalhos participarão da premiação ao final do festival.

Paralelamente o Cinefest Gato Preto promoverá 8 debates com focos temáticos relativos às sessões da mostra e diferentes oficinas e workshops, assim como uma exposição dos cartazes dos filmes da mostra e um encontro de realizadores do Vale do Paraíba com o intuito de unir e mobilizar a produção cinematográfica local.

Prêmios

Sessões competitivas: