Fazer o Bem Faz Bem: Campanha do Agasalho 2019 beneficia cerca de 4 mil pessoas em Lorena

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

A estação mais fria do ano chegou, mas para 4 mil lorenenses o inverno será mais quente e acolhedor, isso porque a solidariedade da população, instituições e empresariado contribuiu para que o Fundo Social arrecadasse mais de 18 mil itens na Campanha do Agasalho 2019. Com o tema “Fazer o Bem Faz Bem” e a hastag #AqueceLorena, a ação social distribuiu roupas, cobertores, sapatos e demais acessórios, para mais de 800 famílias em situação de vulnerabilidade social, tanto da região urbana quanto da área rural da cidade.

DSC_1070

Iniciada em abril, a fase de coleta contou com distribuição das caixas em 40 locais e também com mutirões de arrecadação em bairros da cidade. No total, foram recebidas 18.100 doações, sendo 16.465 peças de roupas, 824 cobertores novos, 80 cobertores usados, 620 pares de sapatos, 107 unidades de roupas de cama e banho e quatro acessórios de uso doméstico.

DSC_0875

A Campanha do Agasalho é uma iniciativa que acontece anualmente, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com entidades públicas, privadas e sociedade civil. A vice-prefeita e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marietta Bartelega, destacou a importância do empenho da sociedade civil e organizada para o resultado positivo em mais um ano de arrecadação.  “A gente não faz nada sozinho e trabalhar em comunidade e para a comunidade é justamente contar com apoio de pessoas que acreditam na seriedade do nosso trabalho e na diferença que esta ação social faz na vida de quem mais precisa. Aproveito, mais uma vez, para agradecer cada pessoa que abriu sua porta durante o mutirão, cada voluntário, Exército, lojista, empresário, diretor de escola, servidor municipal, veículos de comunicação, e todos que de alguma forma contribuíram pra levar um pouco de conforto para as famílias lorenenses neste inverno”, disse Marietta.

DSC_0959

Em Lorena, o número de arrecadações cresce anualmente, como mostram os números comparativos de 2018, quando foram arrecadados cerca de 14 mil itens, para 2019, com mais de 18 mil doações. Outra característica de Lorena na Campanha é antecipação do cronograma diante do calendário estadual com foco na entrega dos itens arrecadados ao público em situação de vulnerabilidade social antes da chegada do inverno.

DSC_1055

Entre os dias 03 e 14 de junho, o Fundo Social iniciou a fase de entrega das doações no Mercadão. O novo local de distribuição foi escolhido pensando proporcionar mais comodidade, conforto e organização aos atendidos.  Além disso, no dia 18, no Pinhal Novo e Sertão Velho, foram entregues à comunidade doações da campanha pelas equipes da Prefeitura, e também para instituições sociais que atuam em Lorena.

DSC_0273