Secretaria de Meio Ambiente promove Semana de exposições e ações educativas na praça Dr Arnolfo Azevedo. Saiba mais

Cuidar do meio ambiente e orientar a população são tarefas importantes para a Prefeitura Municipal de Lorena, e é por isso que, em função do Dia Mundial da Biodiversidade, comemorado em 22 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente realiza uma semana especial de exposições e ações educativas voltadas para a importância da conservação da fauna e da flora. As atividades acontecem de 20 a 24 de maio, na praça Dr. Arnolfo Azevedo, das 9h às 12h.

20/05 – Segunda-feira

• A Secretaria de Meio Ambiente fará uma exposição de sementes e explicará a importância dos vários tipos de dispersão;
  • O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estará presente para falar sobre a Unidade de Conservação Floresta Nacional de Lorena (FLONA);
  • O corpo de bombeiros falará sobre incêndios florestais e queimadas urbanas, e quais seus impactos na biodiversidade
  • Haverá exposição de trabalhos acadêmicos realizados pelos alunos do curso de biologia do Unifatea no Parque Ecológico do Taboão (Estudo das Galhas) e Potencial de Parque e Unidade de Conservação para Educação Ambiental; estudo de caso realizado no Parque Estadual do Trabiju.

22/05 – Quarta-feira

• Haverá apresentação de painéis sobre a fauna do Parque Ecológico do Taboão, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente;
  • O ICMBio fará a exposição de animais taxidermizados.
  • O Unifatea mostrará mais um trabalho realizado pela instituição. Dessa vez o estudo é sobre a Avifauna do Parque Ecológico do Taboão.
  • A Polícia Militar Ambiental explicará sobre a importância da salvaguarda da fauna silvestre.

24/05 – Sexta-feira

• As Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente irão falar sobre a importância da guarda responsável de cães e gatos, além de prestar orientações para castração no Centro de Esterilização Animal (CEA);

DIA MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no planeta. A Prefeitura de Lorena convida a família lorenense para participar das atividades e conhecer melhor o que nossa cidade oferece para a preservação do meio ambiente.

Só uma sociedade bem informada a respeito da riqueza, do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la. Informada, a sociedade saberá o que fazer e o que não fazer. Saberá impedir que aconteçam coisas que ameacem a biodiversidade. (Washington Novaes, jornalista).