Mulheres de Peito: Carreta da Mamografia estará na PRAÇA DA MATRIZ de 02 a 17 de abril

(Foto de divulgação: Governo do Estado de São Paulo)

Texto alterado em 01/04/19 – Novo local: Pç. da Matriz

A Carreta da Mamografia do Programa ‘Mulheres de Peito” chega à Lorena no mês de abril. Entre os dias 02 e 17 de abril, a Praça Baronesa de Santa Eulália recebe o veículo que possui toda infraestrutura necessária para fazer exames gratuitos, incluindo uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Serão distribuídas 50 senhas por dia, a partir de 02 de abril, para atendimento, de segunda a sexta-feira,das 9h às 18h. Já aos sábados, serão entregues 25 senhas para atendimentos entre 9h e 13h. Para mulheres entre 50 e 69 anos, principal público-alvo da campanha, não há necessidade de pedido médico. Basta comparecer ao local da carreta com RG e cartão SUS e retirar a senha. Já mulheres com idade entre 35 e 49 anos, além dos documentos relacionados acima, precisam comparecer até a Unidade de Saúde de referência para os encaminhamentos necessários.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. A vinda do programa “Mulheres de Peito” para Lorena é resultado de uma parceria da Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Saúde, com o objetivo de incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“A Carreta da Mamografia vem para integrar o forte trabalho de prevenção que já realizamos em Lorena. Sabemos que o câncer é uma doença silenciosa,e no caso do câncer de mama, a chance de cura quando há um diagnóstico precoce ultrapassa 90%. Nosso objetivo é justamente de incentivar todas as mulheres a se cuidarem mais, impactando diretamente na qualidade de vida e longevidade. Agradeço o empenho de nossa secretária de saúde, Imaculada, do vereador e parceiro nesta causa Beto Pereira e Governo do Estado, por mais esta conquista”, disse a presidente do Fundo Social Marietta Bartelega.

Nos atendimentos da carreta, as imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Em Lorena, além do trabalho efetivo das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), duas atividades fixas já reforçam os cuidados e atendimentos preventivos de saúde, são elas: Campanha de Prevenção ao Câncer (maio), com exames clínicos de mama, boca, pele, preventivo ginecológico e próstata, e o Mutirão  Contra o Câncer de Mama (outubro), que oferece exames de papanicolau, clínico de mama, agendamento de mamografia, teste rápido de HIV, Sífilis e hepatites Virais. As duas atividades são organizadas pelo Fundo Social e Secretaria de Saúde, com atendimento anual de centenas de lorenenses.

Mulheres de Peito