Tecnologia incentiva hábito da leitura entre alunos de Lorena

Incentivar o hábito da leitura entre os alunos é um dos maiores desafios da Educação. Afinal, é através dela que o aluno desenvolve a criatividade, aumenta sua cultura e enriquece o vocabulário, criando familiaridade com o mundo da escrita, o que facilita o seu aprendizado.

Em Lorena (SP), 540 alunos do Ensino Fundamental I participam do projeto ‘Quem conta um conto aprende um tanto’, no qual reescrevem contos com a integração de recursos tecnológicos durante as aulas, oferecidas pela Secretaria de Educação do município em parceria com a empresa Planeta Educação.

Participam do projeto duas escolas municipais de Lorena: Mônica Sene do Nascimento Silva e Profª Maria José da Cunha Senne.

Além de incentivar a leitura, os contos criam situações de magia e encantamento no imaginário das crianças, levando-as a aprender valores, despertando seu senso crítico e estimulando a criatividade. O estudo do gênero possibilita também a ampliação do repertório de contos tradicionais, a valorização da leitura como fonte de informação e o resgate da contação de histórias no contexto familiar.

No Laboratório de Informática, promovendo a integração do conteúdo com as tecnologias, os alunos utilizam o Processador de Texto e o Editor de Imagens (Paint) na construção da reescrita dos contos. Eles também pesquisam os contos e seus autores utilizando recursos da Internet. Fazem ainda a leitura simultânea com o texto falado no software Audacity e utilizam Planilhas Eletrônicas: Na planilha, eles produzem gráficos com as histórias preferidas dos colegas, além de assistir a vídeos para a percepção da imagem e o contexto dos contos apresentados,

Segundo Clayse Werneck Matos da Silva, Coordenadora do Programa Informática Educacional no município, o projeto visa tornar a leitura, com auxílio da tecnologia, uma atividade prazerosa e rotineira, tanto na escola como no ambiente familiar, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.

Os trabalhos produzidos serão expostos e apresentados para toda a comunidade escolar. Haverá também a criação de um livro gigante, além de reescrita com uso de fantoches e painel com as ilustrações de cada conto.