Plano de prevenção e combate a problemas com enchentes em Lorena começa a ter ações efetivas; lançamento oficial será nesta sexta-feira

Em uma iniciativa inédita no município, a Prefeitura de Lorena lançará, nesta sexta-feira (11), o Plano Preventivo de Combate às Enchentes 2013/2014, às 9h, no Teatro UNISAL. Na ocasião, o prefeito Fábio Marcondes assinará o Decreto Municipal 6439/2013, instituindo as ações para garantir efetividade aos trabalhos para prevenir e minimizar os danos causados à população no período chuvoso.

Durante o lançamento, o meteorologista do CPTEC/INPE, Giovanni Dolif Neto, dará um panorama da previsão do tempo para os próximos meses no município e na região.

O evento contará também com a presença do geólogo Ronaldo Malheiros Figueira, da Prefeitura de São Paulo. Ele abordará os pontos mais importantes de um plano como este, relatando a experiência como coordenador de projetos similiares na capital paulista, e explicará a responsabilização dos agentes públicos quanto a problemas que porventura ocorram durante o período chuvoso.

Integração. O Plano Preventivo de Combate às Enchentes 2013/2014 de Lorena foi inicialmente apresentado às secretarias municipais no último dia 01º, para integração entre os diversos setores da administração pública.

Desde então, algumas ações já começaram a ser implementadas. Uma delas foi a pintura de réguas para medição do nível dos cursos d´água, em um total aproximado de 20 pontos para análise.

Estes locais terão o monitoramento da prefeitura, porém, contando com a colaboração dos Núcleos de Defesa Civil (NUDECs´) com os chamados “observadores locais”, trocando informações com a Gestão do Plano, tornando as ações mais rápidas e eficazes, em um trabalho a ser executado em conjunto com moradores de diferentes regiões de Lorena, que já foram identificados e contactados.

Plano de enchentes

O plano contará com uma força-tarefa composta pelas seguintes secretarias municipais: Serviços Municipais, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Saúde, Educação, Obras e Planejamento Urbano, Trânsito e Transportes, Comunicação Social, Meio Ambiente, Segurança, Esporte, Juventude e Lazer, Assistência e Desenvolvimento Social.

Os departamentos integrantes destas secretarias também participarão das ações, que contarão com a participação também, do Exército, Corpo de Bombeiros, SAMU e da Polícia Militar.

O plano está subdividido em grupos, que são eles: Coordenação, Diretrizes Técnicas, Emergências, Saúde, Apoio Assistencial e Ajuda Humanitária, Apoio aos Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, Mobilização, Comunicação.

Participação. As ações em andamento serão complementadas com o trabalho de limpeza do Rio Mandi, com a utilização de um equipamento do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo.

O maquinário chegará a Lorena nos próximos dias e colaborará com os serviços já executados pela Secretaria de Serviços Municipais, Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Problemas. Entre os prejuízos registrados recentemente em decorrência de chuva foi a queda da ponte próxima à Escola de Engenharia de Lorena (EEL – USP), cuja reconstrução, em um novo projeto, está garantida após assinatura de convênio entre a prefeitura e a instituição, firmado no mês passado.

Além disso, por falta de integração entre os setores internos da prefeitura, as ações de prevenção e socorro foram prejudicadas nos últimos anos.

Com o plano a ser lançado nesta sexta-feira, será possível, por exemplo, acionar rapidamente a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em caso de necessidade de realocação de alguma família atingida pela chuva. O setor de trânsito e transportes da prefeitura também dará auxílio mais rápido se houver imprevistos nas vias públicas, e o mesmo será feito por secretarias e departamentos em ocorrências relacionadas às ações destes.

Os trabalhos serão executados a partir de uma ligação direta entre os setores, que contarão com equipamentos eletrônicos móveis para envio de emails e mensagens, e uma espécie de central de operações.
Boletins e alertas serão enviados diariamente às comunidades, à imprensa e aos setores internos da administração pública.

O Chefe do Gabinete Municipal, Luiz Fernando Romeiro Reis, lembra que crescimento desordenado, impermeabilização do solo, falta de drenagem, lixo lançado em rios e córregos, além de moradias irregulares, nas margens dos rios, acentuam a gravidade dos problemas do período chuvoso.

Outro ponto destacado é que a elaboração do plano e a participação do Poder Público e da sociedade se apoiam, também, em medidas simples e eficientes do dia-a-dia que todas as pessoas podem adotar.

A principal delas é ajudar a cuidar da limpeza do município, não jogando lixo em vias públicas. Mantendo as bocas de lobo e galerias dessassoreadas, fica facilitado o escoamento das águas pluviais.

A população precisa colaborar também não colocando o lixo orgânico com muita antecedência em relação à coleta, pois, a cada chuva, os detritos são levados pela água em direção aos bueiros. Uma dica importante é posicionar o lixo em locais mais altos.