Uso da tecnologia incentiva pesquisa escolar na rede pública de Lorena

0

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Mônica Sene do Nascimento Silva, de Lorena (SP), estão desenvolvendo, nas aulas com integração dos recursos tecnológicos, pesquisas sobre os biomas brasileiros, conjuntos de ecossistemas terrestres com vegetação característica, fisionomia típica e predominância de determinado tipo de clima, fatores que determinam suas paisagens.

Com a integração de tecnologias, os alunos têm acesso a recursos como o processador de texto, planilha eletrônica e Kolourpaint para a construção dos trabalhos. O acesso à Internet também torna a pesquisa mais prazerosa aos alunos, uma vez que disponibiliza uma infinidade de conteúdos a respeito do tema.

Segundo Fernanda Moliterno, mediadora de Informática Educacional, o projeto tem como objetivo tornar conhecidas entre os alunos as principais características dos biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal –, a fim de que eles possam reconhecer sua importância e necessidade de preservação. Segundo ela, a intenção é que percebam a função social da destruição dos biomas em relação à cadeia alimentar e suas consequências para o ser humano. O projeto traz pesquisas e levantamentos que levam os alunos a pensar num todo do ecossistema existente em cada região.

Os alunos têm aprovado esta forma de aprendizado pois perceberam a necessidade de cuidar do meio ambiente.

Os estudantes irão confeccionar um jornal com os dados coletados na pesquisa.

No projeto, também está prevista a publicação de quadrinhos com histórias envolvendo os biomas pesquisados e a exposição dos trabalhos, entre os quais animais feitos com material reciclado.

Share.

Comments are closed.