Projeto educacional orienta alunos da rede municipal de Lorena sobre o perigo das drogas

Mais de 200 alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal CAIC participam de um projeto que busca garantir o conhecimento sistematizado sobre os diversos tipos de entorpecentes, os malefícios e efeitos causados ao organismo do usuário, bem como o reflexo em sua família, escola e sociedade.
Intitulado ‘Drogas’, o trabalho teve início em maio e se encerra no mês de agosto com a exposição das atividades desenvolvidas.

A interdisciplinaridade marca a execução de todo o projeto, que envolve o uso de tecnologias e a participação de professores de Inglês, Matemática e Ciências na elaboração dos conceitos de drogas lícitas e ilícitas, suas classificações e consequências.

A criação e interpretação de gráficos, a pesquisa de dados estatísticos e a construção de tabelas de despesas ocasionadas com o consumo de drogas estão sendo desenvolvidas em sala de aula utilizando os recursos disponíveis no Laboratório de Informática Educacional como ferramenta de apoio.

Também são trabalhadas as habilidades artísticas por meio de apresentações e dramatizações, a construção de slogans e cartazes de conscientização e a comparação de informações, unidades de medida, porcentagens e médias aritméticas.

Segundo a mediadora de Informática Educacional, Suellen Maria Guimarães Dias Fernandes, além de contribuir para a formação interdisciplinar e tecnológica dos alunos, o projeto propõe um programa criativo e participativo de prevenção ao uso indevido de drogas em parceria com a escola.

O professor de Ciências, André Ribeiro, destacou a importância do envolvimento da escola, uma vez que as drogas têm causado grandes problemas sociais e humanos principalmente em adolescentes, presentes em grande número no ambiente escolar.

O projeto da Escola Municipal CAIC é desenvolvido de segunda a quinta-feira, entre 7h e 12h20.