Prefeitura de Lorena retoma e cumpre acordo com FEHIDRO após seis anos de trabalhos interrompidos

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, finalizou, na última sexta-feira (02), o Projeto ‘Recomposição da Mata Ciliar e Revitalização do Rio Mandi’, com o plantio de 16 mil mudas de árvores nativas.

Com o término do projeto, a atual administração sana os compromissos firmados com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), reassumido em 2013, na atual gestão. A retomada dos trabalhos foi importante para colocar em dia o acordo estabelecido há seis anos mas que não foi honrado pela prefeitura até o final de 2012.

Agora, cabe à Secretaria de Meio Ambiente o zelo e a manutenção do plantio pelo período de dois anos.
Plantio. As mudas foram plantadas nas cinco nascentes do Rio Mandi e nas Áreas de Preservação Permanente (APP).

No local é possível encontrar mais de oitenta espécies nativas endêmicas e também árvores frutíferas, uma forma de tentar revigorar a natureza da região.

Histórico. Em 2007, a Prefeitura de Lorena protocolou na FEHIDRO o projeto de Recomposição da Mata Ciliar e Revitalização do Rio Mandi, e obteve aprovação.

Após dois anos, foi concedida a liberação da primeira parcela, de um total de três, para execução inicial do plantio, mas somente uma parte do plantio foi realizada.

Lorena Lazer