Prefeito de Lorena reúne-se com moradores para discutir o andamento dos trabalhos da atual administração pública

O Prefeito de Lorena, Fábio Marcondes, reuniu-se com moradores, na Câmara Municipal, quando ouviu sugestões, críticas e elogios à atual gestão, a fim de conhecer mais de perto os anseios da população sobre os serviços públicos. O vice-prefeito, José Carlos dos Reis, também esteve presente, além de secretários municipais e vereadores.

O encontro foi agendado após um grupo de pessoas enviar um manifesto solicitando a audiência pública com o chefe do Executivo local, o vice-prefeito e os legisladores.

Na ocasião, na última quarta-feira (03), um dos participantes do encontro cobrou do prefeito a atualização do Portal da Transparência no site da prefeitura. Fábio Marcondes lembrou que o atraso, de cerca de duas semanas, deve-se a dificuldades técnicas. Em seguida, convidou as pessoas a irem até o setor contábil da prefeitura, a fim de conversarem com o responsável e tirar as dúvidas. Também comprometeu-se a melhorar a atualização do portal.

A prefeitura também foi cobrada para realizar melhorias no setor de Saúde, entre eles, no fornecimento de medicamentos. O prefeito ressaltou que vem procurando resolver os problemas neste setor que ele classifica de “calcanhar de Aquiles” da administração pública, considerando a complexidade, tendo em vista não somente as dificuldades com verba, mas, principalmente, em contratar servidores em número suficiente para os trabalhos. Ainda assim, reafirmou o compromisso de melhorar a prestação do serviço durante o mandato.

Outro questionamento levado ao prefeito foi quanto à qualidade do transporte público no município. Fábio Marcondes deixou claro que o serviço é deficitário financeiramente e, por este motivo, não é possível estipular prazos para uma remodelagem completa. Disse, porém, que há´projetos em andamento, como as melhorias dos pontos de ônibus, ampliação de linhas e de dar mais condições de transporte às pessoas com deficiência.

O encontro durou cerca de três horas, com abertura para perguntas por todos os interessados presentes.

O prefeito foi questionado também quanto ao ensino musical nas escolas, segundo o que determina a legislação. Após explicar a completa reestruturação em andamento na Secretaria de Educação, Fábio Marcondes comprometeu-se a colocar em prática os trabalhos a partir de 2014, o que não ocorreu até o momento em decorrência da readequação de toda a secretaria, que possui 41 setores educacionais, entre escolas e creches.

Ao explicar a todos as ações já desenvolvidas até o momento pela atual administração, Fábio Marcondes explicou que há inúmeras licitações em andamento, entre elas, para contratação de fornecedor de merenda escolar e uniformes para a Guarda Municipal. Há também previsão para compra de veículos para a Defesa Civil e o setor de trânsito municipal.

Todos os processos são burocráticos, sendo que uma licitação leva, no mínimo, cerca de 42 dias, em média, para ser concluída, ainda assim, quando não há recursos que atrasam ainda mais o processo.

Apesar disso, o prefeito destacou que a falta de estrutura não é empecilho para os trabalhos da Secretaria de Serviços Municipais, Agricultura e Desenvolvimento Rural, também conhecida como garagem municipal. O prefeito salientou que, diariamente, por volta de 7h da manhã, têm início os serviços de limpeza e consertos em vias públicas, uma mudança em relação ao que era feito anteriormente.

Abertura. A postura da atual gestão, de receber abertamente críticas e sugestões dos moradores, foi demonstrada também em reunião com moradores do Parque das Rodovias, no dia 13 do mês passado, para discutir a solução de um impasse em torno da invasão de um terreno.

Neste contexto, a administração pública ressalta a dificuldade, no momento, de montar uma grande estrutura para acolher as sugestões e críticas diariamente, seja pela internet ou por uma central de atendimento. A prefeitura não possui um setor montado para esse fim, como uma Ouvidoria. Tal serviço, porém, está sendo planejado para que comece a funcionar a partir de 2014.