“Que tal um pouco de esperança? ”: Projeto da Escola Municipal Mônica Sene leva esperança e reconhecimento aos profissionais da linha de frente no combate à Covid-19

Um projeto da Escola Municipal Monica Sene do Nascimento da Silva encantou os profissionais da Santa Casa de Lorena. A ação, que ganhou o nome de “que tal um pouco de esperança? ”, foi desenvolvida pela Professora Jociara Maria Cabral da Costa junto aos pais e alunos da 2ª fase da Educação Infantil, levou, em forma de arte, conforto aos funcionários do hospital. Os alunos foram estimulados a criar meios para expressar empatia e solidariedade em um momento o qual o Brasil tem enfrentado uma luta contra o novo coronavírus.

Design sem nome (1)A docente, por meio de um grupo no WhatsApp, conversou com os pais para que as crianças fizessem desenhos bem bonitos e coloridos para presentear tanto os profissionais quanto os pacientes e depois ela mesma buscou os desenhos para montar os cartazes que foram apresentados na Santa Casa de Lorena.

O processo foi desenvolvido ao longo do mês de junho e a entrega aconteceu no dia 1º de julho. O gesto dos alunos foi recebido com alegria pelos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipes de limpeza, entre outros profissionais da instituição, o que rendeu, inclusive, um agradecimento em sua página oficial do Facebook:

Que tal um pouco de esperança?

Além de trabalhar a questão da empatia, o projeto quer reforçar o princípio do autocuidado relacionado a higiene, alimentação, conforto, aparência, rotina em casa e ajudar os alunos no acompanhamento da transição escola-confinamento em casa devido à pandemia. A ação estimula a participação do aluno nos seguintes campos de experiência: “O eu, o outro e o nós”; Corpo, gesto e movimentos; escuta, fala, pensamento e imaginação.

“Crianças de cinco anos, que são as crianças da 2ª fase, precisam de contato físico e visual para a construção de seus conhecimentos, e por estarmos trabalhando com elas em atividades remotas, surgiu a ideia de levar esperança aos profissionais através dos desenhos, pois a melhor comunicação das crianças são os desenhos, e é o que é possível extrair delas nesse momento de pandemia”, comenta a Professora Jociara a respeito da escolha de usar os desenhos como forma de homenagem.

Os pais também tiveram papel de destaque no processo: “eu tenho um grupo de WhatsApp de pais, onde compartilho as atividades para as crianças. Os pais auxiliam seus filhos na execução, e me enviam com fotos, áudios e vídeos das crianças. Nesse projeto eles ajudaram seus filhos sendo seus ‘escribas’, colocando frases esperançosas nos desenhos”.

A primeira atividade do projeto teve o intuito de reforçar, nos alunos, a importância de se cumprir a quarentena e a necessidade de utilizar corretamente a máscara se for sair de casa. Além disso, abordou a necessidade do autocuidado relacionado a higiene, alimentação, conforto e aparência. A proposta foi de os pais enviarem fotos de seus filhos usando a máscara:

Já a ideia da última atividade, que envolveu o hospital, foi homenagear os profissionais que atuam nos serviços de saúde, considerados indispensáveis para a sociedade, levando esperança e reconhecimento a esses que não podem praticar o isolamento social e que se expõem diariamente ao vírus causador da Covid-19 e a outros agentes biológicos causadores de doenças:

A Prefeitura de Lorena parabeniza a Professora Jociara e a Secretaria Municipal de Educação pelo projeto e aplaude iniciativas como estas, que levam acalento a estes profissionais que não medem esforços para, diariamente,  proporcionar saúde e qualidade de vida a população.