Confira hábitos que podem ajudar a sua saúde mental em tempos de Coronavírus

0

Já no início de 2020 fomos surpreendidos com a chegada do novo Coronavírus, o agente que provoca a Covid-19, doença que afeta o sistema respiratório humano. Desde então, temos lidado com um turbilhão de sensações, que inclui o medo de adoecer, ou de ver algum ente querido adoecer, a preocupação ao sair de casa, a frustração de cancelar compromissos e a incerteza de quando tudo isso vai passar. Por isso, os cuidados que devemos tomar não podem ser somente com o corpo. Vale ficar de olho nas emoções também.

Pensando nisso, a Prefeitura de Lorena traz algumas dicas sobre oque fazer para ajudar a saúde mental nestes dias:

Mantenha sua rotina alimentar

2906371_resize_1500_840Não é porque estamos em casa que os horários das refeições não devam ser respeitados. Mantenha a rotina de fazer as principais refeições do seu dia, café da manhã, almoço e jantar, adequadamente. Como se estivesse na rotina anterior.  Segundo o Guia Alimentar para População Brasileira, comer de forma regular, devagar e com atenção é uma boa maneira de controlar naturalmente o quanto comemos. Portanto, refeições adequadas e saudáveis feitas em horários semelhantes todos os dias e consumidas com atenção e sem pressa favorecem a digestão dos alimentos e também evitam que se coma mais do que o necessário.

Atividade física como sua aliada

Colocar o corpo em movimento é  uma importante via para te manter em equilíbrio. Muito além de manter ou perder peso, as atividades físicas são aliadas da saúde e do bem-estar.

Segundo o Ministério da Saúde, por meio da atividade física é possível garantir o aumento da disposição para realizar outras tarefas, o fortalecimento dos ossos e músculos, a melhora da flexibilidade e capacidade funcional, a melhora da qualidade do sono, do humor, dos quadros depressivos, da autoestima e da sensação de bem-estar, além da redução da ansiedade e estresse.

Alongamento

unnamedAlém de melhorar a flexibilidade, o alongamento pode ser uma atividade física prazerosa e relaxante. Os exercícios de alongamento e relaxamento podem ser realizados em casa, sem a necessidade de muito espaço, como no chão ou em pé.

Principalmente agora com o teletrabalho como opção, eles são grandes aliados e auxiliam também na quebra do comportamento sedentário, que é a realização de atividades de baixo ou nenhum gasto energético geralmente realizadas na posição sentada em frente a telas de computador, televisão, celulares e tablets.

Levantar da cadeira a cada 30 minutos para pegar água ou ir ao banheiro, por exemplo, é algo simples, mas que já promove a quebra desse comportamento sedentário e pode trazer benefícios para a saúde.


Dança

Os-benefícios-da-dança-na-quarentenaAlém de ajudar a manter o peso saudável, dançar aumenta a flexibilidade, trabalha a coordenação motora, incentiva a criatividade e ainda ajuda a melhorar a autoestima. Além de tudo isso, a prática é divertida e prazerosa. Essa ainda é uma ótima alternativa para esse período, até porque dançar não exige que você saia de casa. É só ligar uma música e se jogar no ritmo!

 


Caminhada

unnamed

Por ser uma atividade física possível se realizar de forma individual, as caminhadas ao ar livre continuam permitidas, com os devidos cuidados. Além de ser uma atividade prazerosa, é bom para dar aquela escapada de casa, de forma consciente, usando máscara para se proteger.


 

Pedalada

Pedalada-capa

 

Outra atividade física individual possível de se fazer ao ar livre é a pedalada: pegue sua bicicleta, proteja-se com os devidos equipamentos de segurança e use máscara.

 


 

Lazer e atividade física têm tudo a ver!

Considerando as restrições para sair de casa, uma opção pode ser apostar em atividades lúdicas, e isso vale para adultos e crianças. Chegou a hora de improvisar nas brincadeiras para tirar as crianças do sofá.  Que tal usar a criatividade e ligar uma boa música para dançar?

Até mesmo algumas tarefas domésticas do dia a dia podem ser aliadas contra o comportamento sedentário. Tem muita atividade aeróbica, de flexibilidade e até de força escondida aí na sua rotina. Quem diria que fazer faxina te traria benefícios além da limpeza, né?

Cuide da sua saúde mental

As pessoas são seres sociáveis. Por esse motivo, ficar mais recluso em casa pode prejudicar a sua saúde mental. Mas existem maneiras de driblar isso. Se antes a orientação era menos on-line e mais ao vivo, agora as coisas se inverteram. Use a tecnologia ao seu favor para fazer ligações de áudio ou vídeo para quem mora longe de você.

imagem-1Mas apesar disso, tente também limitar o uso nocivo das redes sociais. Com mais tempo disponível, você pode ficar mais suscetível a passar longas horas consumindo, além do necessário, notícias que te preocupam ou ainda aqueles perfis que mexem com sua autoestima.

A regra do unfollow terapêutico continua valendo. A rede social precisa ser uma aliada do seu bem-estar e não do seu adoecimento. Além disso, tem muita coisa offline boa para fazer, como ler livros, ver filmes, escutar música ou colocar o papo em dia com os amigos pelo celular. Dormir bem, além de seguir todas as outras dicas citadas no início do texto, também vai te ajudar, e muito, a manter a sua mente sã.

Ter uma boa qualidade de sono

unnamed (1)


Dormir mal ou dormir menos de 8 horas prejudica a produção das células de defesa do organismo, o que afeta o humor e o psicológico e o bem-estar fica de lado. Por isso, aproveite esse período para dormir bem.

 

Share.

Leave A Reply