Secretaria de Meio Ambiente explica o que é compensação ambiental e os procedimentos de corte, poda e plantio responsável de árvores

A decisão de realizar a substituição de árvores em função da revitalização da Avenida Doutor Peixoto de Castro ocasionou muita desinformação, sobretudo nas redes sociais, onde as fake news se espalham quase que instantaneamente. Diante disso, levantamos 12 (doze) perguntas a serem respondidas por Willinilton Tavares Portugal, Secretário de Meio Ambiente, para esclarecer o assunto. Confira:

1. Todas as árvores da Peixoto de Castro serão cortadas? O que será realizado com as demais árvores que permanecerão na avenida?
    Resposta: “Não, apenas 47 árvores serão substituídas, conforme apresentado na Audiência Pública. As demais árvores passarão por processo de poda e limpezas.”
  2. Ao cortar alguma árvore, qual deve ser a postura adotada pela prefeitura?
    Resposta: “A árvore cortada será substituída por outra, e a Prefeitura ainda tem a responsabilidade de replantar 14 árvores, por se tratar de espécie nativa, conforme legislação vigente.”
  3. O que é o TCRA? Como ele é aplicado?
    Resposta: “TCRA é o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental. Este termo é assinado pelo representante legal do Município, visando a redução do impacto ambiental causado pela obra. É pelo TCRA que fica determinada a quantidade de árvores a serem plantadas em compensação às retiradas.”
  4. Em caso de não cumprimento do TCRA, o que pode acontecer ao município?
    Resposta: “Sansões (multas) previstas em Lei.”
  5. Como é feita a escolha das árvores que serão plantadas no lugar das que foram retiradas?
    Resposta: “São escolhidas árvores adequadas para áreas urbanas e preferencialmente espécies nativas, no caso especifico da Av. Dr. Peixoto de Castro, serão substituídas por Ipês amarelos, pois a respectiva Avenida já é conhecida por seus belos Ipês.”
  6. Quais árvores serão plantadas na Avenida Dr. Peixoto de Castro?
    Resposta: “Serão plantadas Ipês Tabaco Amarelo.”
  7. Quais os riscos que o plantio de uma árvore inadequada ao local pode trazer aos cidadãos?
    Resposta:O plantio inadequado pode causar vários danos aos cidadãos, tais como: Queda sobre as fiações, danos a calçada e ao imóvel, danificação na rede de água e esgotos e riscos a vida humana.”
  8. Quais outros pontos da cidade que devem receber novas árvores?
    Resposta: “Parte da área central e bairros do município.”
  9. Se o cidadão lorenense desejar plantar uma árvore na frente de sua casa, o que ele deve considerar, e como deve proceder?
    Resposta: “O cidadão deve considerar o espaço disponível na calçada para não atrapalhar a acessibilidade, verificar se tem fiação e se a espécie é adequada para área urbana. A Secretaria de Meio Ambiente está disponível para orientações para escolha da melhor espécie para cada local, só entrar em contato através do telefone 3157-2619.”
  10. Caso ele deseje ou precise retirar uma árvore, qual o procedimento a ser seguido? O mesmo vale para podas?
    Resposta: “O cidadão que precise solicitar poda e/ou corte de sua árvore deverá procurar o setor de protocolos da Prefeitura Municipal e protocolar sua solicitação, justificando a necessidade da poda ou corte, anexar cópias do RG, CPF e Escritura do Imóvel.”
  11. Em relação a podas dentro de terrenos particulares, quem deve realizar o serviço? E nos casos em que a árvore alcança fios de alta tensão, o que o cidadão lorenense deve fazer?
    Resposta: Mesmo a árvore estando em área particular o cidadão deverá fazer a solicitação junto a Prefeitura, e será emitida uma autorização para que ele faça o serviço, caso a árvore esteja em alta tensão, a Secretaria comunica a EDP São Paulo para efetuar a poda, ou o próprio cidadão pode solicitar através do 0800 da EDP disponível em sua conta de energia.
  12. Onde o cidadão lorenense pode esclarecer dúvidas a respeito do plantio, poda, supressão de árvores e de outras questões ambientais?
    Resposta: As duvidas podem ser tiradas através do telefone (12) 3157-2619, e-mail: semear@lorena.sp.gov.br ou diretamente na Secretaria de Meio Ambiente na Rua Comendador Custódio Vieira, 333, 1º andar, Edifício Guaypacaré, Centro, Lorena/SP.