Lorena inicia distribuição de cartões para recebimento de auxílio municipal

A Prefeitura de Lorena informa que a partir da próxima terça-feira (26) dará início à distribuição do auxílio do Programa de Renda Emergencial Temporária, que destina um total de R$1.432.558,84 (um milhão quatrocentos e trinta e dois mil e quinhentos e cinquenta e oito reais e oitenta e quatro centavos), às 5.851 famílias beneficiadas.

A entrega será realizada à domicílio por equipes da Secretaria Municipal de Saúde. No ato da entrega, é necessário apresentar um documento com foto e assinar o Termo de Recebimento. Vale destacar que somente o beneficiário poderá receber o cartão.

As famílias contempladas pelo Programa Renda Emergencial Temporária vão receber duas parcelas de R$122,42 (cento e vinte-dois reais e quarenta e dois centavos), por meio de um cartão magnético multirede.

O Programa Renda Emergencial Temporária foi criado com o intuito de auxiliar os cidadãos lorenenses que se encontram em situação de vulnerabilidade social, como promoção da dignidade humana no contexto da crise econômica e social decorrente da pandemia. Trata-se de um programa de transferência de renda temporária para aqueles que dele necessitar, haja vista os números apresentados de famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, cujos recursos ofertados pelo governo federal não suprirão as necessidades que estão postas. O programa, desde sua concepção à execução, é coordenado pela Vice-Prefeita Marietta Bartelega, e conta com o apoio técnico da Secretaria de Negócios Jurídicos, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde.

“Mais do que nunca é importante termos um olhar e um cuidado especial com a população em situação de vulnerabilidade social. Nesse momento tão difícil onde vivemos uma crise resultante da pandemia, esse auxílio emergencial será de grande ajuda para complementar a renda dessas famílias”, reforça Marietta.

Qual o valor da Renda Emergencial?

O valor da Renda Emergencial corresponde à R$122,42 (cento e vinte-dois reais e quarenta e dois centavos), e será pago por dois meses, por meio de cartão magnético. A Prefeitura de Lorena destina um total R$1.432.558,84 (um milhão quatrocentos e trinta e dois mil e quinhentos e cinquenta e oito reais e oitenta e quatro centavos), provenientes do Tesouro Municipal.

Quem tem direito?

O benefício é destinado às 5851 famílias que foram cadastradas no CadÚnico da Assistência Social até 20 de março de 2020, consideradas em vulnerabilidade social, a saber:

• 1.177 (mil cento e setenta e sete) famílias em situação de extrema pobreza, com renda per capita mensal de R$0,00 (zero) à R$ 89,00 (oitenta e nove reais);
  • 2.484 (dois mil quatrocentos e oitenta e quatro) famílias em situação de pobreza, com renda per capita mensal de R$89,01 (oitenta e nove reais e um centavo) á R$178,00 (cento e setenta e oito reais): e
  • 2.190 (dois mil cento e noventa) famílias de baixa renda, com renda per capita mensal de R$178,01 (cento e setenta e oito reais e um centavo) à 1/2 (meio) salário mínimo.

Como fazer cadastro para receber o benefício?

Não há necessidade, pois o benefício é destinado às 5.851 famílias que foram cadastradas no CadÚnico até 20 de março.

Como será a entrega?

A entrega será realizada à domicílio e somente o beneficiário poderá receber o cartão. Vale lembrar que o benefício poderá ser cancelado caso seja constatada alguma irregularidade em seu recebimento, sem prejuízo da apuração de responsabilidade e aplicação das sanções cabíveis.

Importante também reforçar que não há necessidade de comparecer à SADS, pois a entrega será na residência. Fique em casa, aguarde a distribuição e evite aglomerações desnecessárias.