Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte alerta para óleo na Avenida Dr. Peixoto de Castro. Colocação de serragem está em andamento

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes solicita atenção redobrada do motorista que tiver que utilizar a Avenida Dr. Peixoto de Castro, sentido Centro. Isso porque foi identificada a presença de óleo na via, o que aumenta riscos de acidentes. Equipes já estão no local para colocação de pó de serragem.

Vale lembrar que é necessário manter o veículo em bom estado de conservação. Vazamento de óleo ou água é considerada infração gravíssima, passível de multa, 07 pontos na CNH e retenção do veículo para regularização, conforme determinado no Código de Trânsito Brasileiro.

A Prefeitura de Lorena reforça que o motorista também deve ter atenção a estes pontos:

1. Pneu em bom estado e calibrado é equipamento obrigatório. Conduzir um veículo sem qualquer equipamento obrigatórios, ou com eles ineficientes, inoperantes ou fora das especificações estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é infração grave, passível de multa e retenção do veículo para regularização, além de 05 pontos na CNH.
  2. A correia dentada deve ser substituída nos prazos estipulados pelo fabricante (em média na faixa dos 60 mil quilômetros). Se ela arrebentar, o problema não fica restrito à parada do motor: geralmente, isso também danifica as válvulas no cabeçote, que acabam entortando, e o prejuízo é multiplicado quando o motor tem quatro válvulas por cilindro. Vale lembrar que fazer reparos em vias públicas (de trânsito rápido) é infração grave, passível de multa, 05 pontos na CNH e remoção do veículo; nas demais vias, é infração leve, passível de multa e 03 pontos na CNH.
  3. Verificar a condição das palhetas antes de pegar a estrada é uma boa. Para carros que costumam ficar abrigados do sol, o prazo médio para substituição é a cada 10 mil quilômetros. Esse intervalo pode ser reduzido para a cada seis meses se o veículo ficar constantemente sob o calor de altas temperaturas. A má conservação, ausência de palhetas ou simplesmente não utilizar o limpador do para-brisa na chuva são infração grave, por se tratar de equipamento obrigatório. Multa, 05 pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.
  4. Verifique se há ruídos metálicos ao passar por buracos, lombadas ou irregularidades do piso, além de estalos ao esterçar o volante. O primeiro sintoma pode estar relacionado a alguma folga de peça, solta ou danificada, do conjunto da suspensão. O segundo pode indicar folga no terminal de direção, que pode se desprender e inviabilizar a dirigibilidade. Outro fator a ser conferido é o estado dos amortecedores, que devem estar no prazo e não ter vazamentos. Se o problema na suspensão ou na caixa de direção obrigar o carro a parar no acostamento para reparos, o condutor pode ser multado (reparos em via pública é infração grave, passível de multa, 05 pontos na CNH e remoção do veículo em vias de trânsito rápido; infração leve, com multa e três pontos na CNH nas demais vias).

Mantenha seu veículo em dia e evite transtornos no trânsito.