#MisEmCasa traz, bate-papo com Ciclo de Cinema e Psicanálise do filme Contágio

0

Dentro projeto #MISemCasa, o Ciclo de Cinema e Psicanálise, traz o filme Contágio para um debate com especialistas convidados em mais uma edição.

O filme é produção que aborda uma pandemia causada por um vírus e seus desdobramentos, o filme Contágio é de Steven Soderbergh. O debate está disponível no canal do MIS no YouTube.

O longa, é tema é debatido pela psicanalista Miriam Malzyner e pelo médico infectologista Jean Carlo Gorinchteyn, com mediação de Luciana Saddi – Diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP. O longa apresenta o momento inicial de uma contaminação em larga escala por conta da ação de um vírus, e como a sociedade reage à situação. Crises políticas, desafios científicos e a ação da mídia em um momento de crise sanitária de alcance global. O filme de Steven Soderbergh pode ser considerado bastante verossímil quando o assunto é pandemia. Foi inspirado em surtos como o da Sars – que ocorreu no início dos anos 2000. O vírus é o personagem principal da trama, que conta com grande elenco de estrelas do cinema, como Matt Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow, Laurence Fishburne e Marion Cotillard.

Sinopse

Beth está voltando de uma viagem de trabalho. Ao lado dela estão um empregado de um cassino de Hong-Kong e uma modelo de Londres. Os três começam a passar mal. O marido de Beth é forçado a tomar conta da esposa, e logo descobrimos que ela foi infectada por um vírus, que, a partir dela, se espalha para os habitantes de sua cidade, depois para o estado e então para o país. E através dos companheiros de viagem de avião de Beth o vírus se espalha para outras partes do mundo.

O longa que está disponivel nas plataformas HBO GO, Apple TV, Google Play e Looke, mostra como a sociedade lida com a contaminação. Apresenta reações que vão desde a população até os agentes governamentais, passando pela mídia e cientistas que procuram compreender o vírus, tratar a doença e desenvolver a cura. Medo e pânico, falta de informação e de atendimento médico, mortes excessivas e sepultamentos em massa, desamparo individual e desorganização social são explorados pelo diretor. A desordem política, o descontrole econômico e o caos social exibidos pelo filme revelam como a barbárie é facilmente alcançada. O “salve-se quem puder”surge quando as condições civilizatórias se esgarçam. O terror toma conta da população, a organização social desmorona, o sistema religioso fracassa e a força militar/policial colapsa.

Confira o debate ao vivo aqui. 

 0

Por meio da parceria entre Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Lorena e Museu de Imagem e Som, a Casa da Cultura de Lorena é um dos pontos MIS espalhados pelo Estado de São Paulo.

Share.

Leave A Reply