Casos de dengue na cidade sobem para 1151; Secretaria de Educação orienta quanto ao uso de repelentes nas escolas

O último levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica registrou 1151 casos confirmados de Dengue em Lorena. Ao todo, 1532 notificações foram registradas, das quais 381 descartadas. Dado o alto índice de casos, todos os pacientes que apresentam sintomas sugestivos da doença estão recebendo tratamento.

Por conta do alto índice de casos da doença, pais e responsáveis tem enviado repelentes junto ao material escolar para que as crianças realizem a aplicação. Diante disso, para que não haja dúvidas, a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Saúde esclarecem que:

1. Não há contra-indicação do uso de repelentes de insetos por crianças;
  2. Para uso de repelentes nas escolas, os pais ou responsáveis deverão enviar à Unidade Escolar a devida autorização.
  3. Repelentes de pele ou cosméticos de longa duração (que tem duração mínima de 12 ou 10 horas para nova aplicação) são os mais indicados para uso.

Vale destacar que a Dengue não tem cura, e o melhor tratamento é a prevenção. Por isso, o uso de repelentes se faz necessário, não só pelas crianças, mas pela população em geral. Além disso, eliminar os possíveis criadouros do Aedes Aegypti continua sendo a melhor medida:

• Mantenha bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
  • Lave semanalmente, com água e sabão, tanques utilizados para armazenar água;
  • Não esqueça de lavar o pote de água do seu animalzinho, ele também pode ser um local de proliferação
  • Mantenha caixas d’água bem fechadas;
  • Remova galhos e folhas de calhas;
  • Não deixe água acumulada sobre a laje;
  • Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana;
  • Troque a água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
  • Coloque lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
  • Feche bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
  • Mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Acondicione pneus em locais cobertos;
  • Faça sempre manutenção de piscinas;
  • Tampe ralos;
  • Coloque areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
  • Não deixe água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
  • Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
  • Limpe sempre a bandeja do ar condicionado;
  • Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
  • Recolha sacos plásticos e lixo do quintal;

Receba os agentes de campo, que estão devidamente identificados, em suas residências, eles irão orientá-los e verificar possíveis focos e removê-los. Preste orientações aos seus vizinhos e atue como fiscal de sua rua. Ao tomar ciência de terrenos aparentemente abandonados, com mato alto, infestação de insetos e que tenha possíveis focos do Aedes Aegypti, denuncie à Vigilância Sanitária.

A denúncia deve ser realizada pessoalmente, basta comparecer ao local portando um documento oficial com foto e dados mais precisos possíveis a respeito do terreno, como ponto de referência, número. A partir da notificação por parte do órgão, o proprietário tem dez dias para providenciar a limpeza do local. O não cumprimento está sujeito à multa de 20 a 40 UFESP’s.

A Vigilância Sanitária, em Lorena, funciona na Secretaria Municipal de Saúde, que fica à Rua Benedito Marcondes de Moura Sobrinho, 38 – São Roque.