Secretaria Municipal de Educação realiza jornada de planejamento pedagógico para o ano letivo de 2020

(Fotos: Gabriel Carvalho)

Na semana da volta às aulas, equipes da Secretaria Municipal de Educação participam de uma jornada de planejamento pedagógico a fim de preparar o ano letivo de 2020. O ciclo formativo tem duração de três dias e teve início na manhã desta segunda-feira (03). As atividades do primeiro dia aconteceram nas dependências do Unifatea, e compreenderam as Boas Vindas e acolhida dos profissionais de educação de Lorena.

Outro objetivo da jornada de planejamento pedagógico é tratar de assuntos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Implementação do Currículo Paulista. A BNCC é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. Prevista em lei, ela deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas rurais.

O Currículo Paulista é um documento elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo que visa reiterar pontos essenciais da BNCC considerando as especificidades sociais, econômicas, regionais, culturais e históricas de cada um dos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo, define e explicita, a todos os profissionais da educação que atuam no Estado, as competências e as habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes paulistas e considera sempre sua formação integral na perspectiva do desenvolvimento humano. Além disso, suas definições visam orientar a (re)elaboração da Proposta Pedagógica de cada escola do território estadual, de maneira a que se promova, em cada uma delas, a necessária organização dos tempos e dos espaços, bem como práticas pedagógicas e de gestão compatíveis com as aprendizagens essenciais que se pretende garantir a todos os estudantes.

Confira, a seguir, detalhes da programação:

DIVULGAÇÃO IMPRENSA4

Confira fotos do primeiro dia: