Casa da Cultura exibe Exposição de Cerâmica Katharina Dragan Rácz – Kató

0

A casa da Cultura de Lorena abre suas portas nesta semana para trazer ao publico a Exposição de Cerâmica Katharina Dragan Rácz – Kató. A Exposição começa no dia 4 de Fevereiro, data em que Katharina completaria 92 anos de vida, e conta com vinte e cinco peças feitas pela própria artista. Você pode conferir de segunda a sexta das 9h às 18h até o dia 21 de Fevereiro.​

01

Katharina – conhecida como Kató, nasceu no dia 4 de fevereiro de 1928 em Beckerek, cidade hoje conhecida como Zrenjanin na Servia, de origens austro-húngaras, emigrou com a família para o Brasil e se casou  na cidade de  Lorena, com um outro imigrante, Zoltán.

Naturalizada Brasileira desde a década de 50, ficou viúva em 2006 .Os acontecimentos pós-segunda guerra a impediram de realizar um dos seus sonhos: estudar na prestigiosa Escola de Artes Gráficas de Viena (Hohere Graphische).

Sua criatividade e inquietude artística a levaram a pintar, desenhar e evoluir em varias artes decorativas como vitrais, espelhos e jateamento em vidro, até chegar à cerâmica no final da década de 80, já com mais de 60 anos de idade. ​ Na cerâmica, aplicou sua criatividade em múltiplas formas e cores sempre sem a utilização de torno, que a seu ver era algo que limitava seu universo.​

Katharina faleceu em 28 de julho de 2019, ​em vida pediu que algumas peças de seus acervo fossem doadas para Casa da Cultura de Lorena, onde agora se encontram protegidas e preservadas, como patrimônio publico.

Share.

Leave A Reply