A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Lorena lança projeto Câmera Cidadã

A Secretaria de Segurança Pública a partir do mês de fevereiro contará com mais um instrumento para auxiliar na segurança, o projeto Câmera Cidadã, criado através da Lei Ordinária Nº 3862/2019.

O projeto irá criar uma rede de segurança colaborativa feita com a participação efetiva da população, expandindo o sistema de monitoramento e vigilância da cidade, somando câmeras residenciais, comerciais e industriais.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Major Lescura, as imagens captadas podem ser compartilhadas com o Centro de Monitoramento da Guarda Civil Municipal, que poderá repassá-las à Polícia Militar e à Polícia Civil, quando solicitadas.

O compartilhamento das imagens contribuirá com as demais Forças de Segurança de forma a prevenir delitos, reconhecendo autores com mais rapidez.

A câmera precisa estar voltada à via pública (não podendo ser ambientes privados), e as imagens geradas também devem ter qualidade suficiente para o reconhecimento dos fatos e indivíduos envolvidos na cena.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública irá realizar o cadastramento através da Guarda Civil Municipal, que providenciará a inserção em banco de dados próprio afim de facilitar o acesso e localização das câmeras compartilhadas, possibilitando acesso remoto às gravações.