Lorena encerra 2019 com saldo positivo na geração de emprego; dados são do CAGED

0

O levantamento anual realizado pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostra que, em 2019, Lorena obteve saldo positivo na geração de empregos formais. O índice é de 184 vagas positivas. O valor é dado pela diferença entre o número absoluto de contratações, cujo total foi de 5172, em relação ao número absoluto de demissões. Do total de contratações de 2019, 260 foram intermediadas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Lorena 

Em relação as cidades vizinhas, Lorena está na frente de Aparecida, Cruzeiro e Cachoeira Paulista.

Os setores que mais contrataram ao longo do ano foram a Indústria, com saldo de 155 contratações e a Administração Pública, com 121. Por outro lado, setores como Comercio, Serviços, Mineração e Agropecuária apresentaram saldo negativo.

O CAGED é um sistema do Governo Federal que contabiliza todas as contratações e demissões de empregos formais; é utilizado pelo programa Seguro-Desemprego para conferência de dados referentes a vínculos trabalhistas, além de outros programais sociais. As informações geradas pelo sistema servem como base para tomada de decisões e ações governamentais para o combate ao desemprego.

Segundo o PAT de Lorena, a maior dificuldade encontrada para a contratação é a falta de qualificação profissional. Em 2019 foram realizados 21460 atendimentos de intermediação de mão de obra. É importante frisar, no entanto, que não se trata de 21460 pessoas que buscaram atendimento, uma vez que a mesma pessoa pode passar pelo local mais de uma vez no mês, por exemplo.

A Prefeitura de Lorena tem investido na oferta de oportunidades de qualificação profissional por meio do Fundo Social de Solidariedade que, em janeiro deste ano, abriu inscrições para 478 vagas em 9 cursos diferentes. Além disso, Lorena acolheu o Polo de Apoio Presencial da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), que está instalado no CIEJAP Milton Ballerini.

Share.

Leave A Reply