Secretaria Municipal de Meio Ambiente dá dicas para quem quer descartar seu lixo de forma sustentável

0

pneu ecopontoSabe aquele pneu velho que está jogado no quintal de casa, ou nos fundos da sua pequena borracharia? Sem os devidos cuidados, ele pode servir de criadouro do mosquito causador da Dengue, Zyka, Chikungunya e Febre Amarela, além de atrair ratos e animais peçonhentos.

Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente tem uma super dica: a Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Lorena (COOCAL) é um Ecoponto para coleta destes materiais. O espaço recebe de pessoas físicas e de pequenos empresários.

A COOCAL fica à Rua Lorena, 20 – Cecap baixa.

Ecoponto de Pilhas, Baterias e Lâmpadas

ecoponto-2E quanto as pilhas e baterias? Elas têm o local ideal para descarte, e não é no lixo domiciliar, muito menos em terrenos baldios. Devido à presença de metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio o descarte irregular desse tipo de material traz grandes prejuízos ao Meio Ambiente, além de serem extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.  Já as lâmpadas, por exemplo, possuem resíduos altamente perigosos e apenas uma unidade é capaz de contaminar 20 mil litros de água.

Em Lorena, o Ecoponto de Pilhas, Baterias e Lâmpadas é parte da política ambiental e visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade, reduzindo a proporção de resíduos encaminhados ao aterro sanitário.

O Ecoponto de Pilhas, Baterias e Lâmpadas funciona na Estação Juventudes, que fica na Praça Marechal Mallet, a Praça da Estação Ferroviária.


 

Cabe reforçar que Lorena também tem coleta seletiva. Confira o itinerário no link:
http://www.lorena.sp.gov.br/wordpress/index.php/coletas-de-lixo/

Share.

Leave A Reply