Prefeitura abre licitação para implantação de sistema de câmeras de videomonitoramento do COI

A segurança é uma das prioridades da Prefeitura de Lorena. Pensando nisso, foi lançado um edital de abertura de licitação para a implantação de um sistema de câmeras de videomonitoramento do COI. Ao todo serão 25 câmeras móveis e quatro portais nos principais acessos ao município.

O pregão presencial será realizado no dia 5 de dezembro, às 9h30, no paço municipal. A expectativa é que o contrato seja assinado até o final do ano, e o prazo para conclusão das obras e implementação será de quatro meses, ou seja, até abril o sistema seja entregue. O Edital 108/2019 e outras informações podem ser consultadas no link:

O projeto, com valor estimado em R$3.362.729,60, conta com toda a estrutura para operacionalizar o sistema eletrônico na cidade, como a construção de uma sala de cerca de 60 m² na sede da secretaria de Segurança Pública, que contará com paredes de vídeo de alta tecnologia, a instalação de 25 câmeras em pontos estratégicos, quatro portais nas entradas da cidade, capacitação dos guardas civis municipais e suporte.

Os pontos que receberão os equipamentos foram escolhidos após reuniões com a Polícia Militar, entre eles os bairros Cecap Alta e Baixa, Novo Horizonte, Vila Passos, Bairro da Cruz, Vila Nunes, pontos de grande circulação de veículos como a avenida Dr. Peixoto de Castro, a avenida São José próximo ao CIEJAP Milton Ballerini e a passagem de nível na rua Dr. Rodrigues de Azevedo, a Principal.

De acordo com o secretário de segurança, Major Lescura, as câmeras móveis terão a função de assegurar os bairros e principais pontos da cidade, os portais filtrarão todos os veículos que entram e saem de Lorena. A escolha pelo modelo foi definida após visitas às cidades de Guaratinguetá, Taubaté, São José dos Campos, Itatiba e Indaiatuba, para conhecer os trabalhos realizados e adaptá-los a cidade.

“O Sistema de Videomonitoramento é uma ferramenta importante para dar suporte às operações da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil. O Centro de operações Integrada será fundamental para o sucesso do ‘Cerco Eletrônico’ que teremos em nossa cidade e posteriormente buscaremos parcerias com demais cidades que também possuem o mesmo sistema afim de ampliar o sistema e compartilhar informações de interesse da segurança”, conclui o secretário de segurança, Major Lescura.

Além disso, o sistema poderá ser utilizado por vários setores da Prefeitura, como a Defesa Civil, sobretudo nos períodos de chuvas, o que irá garantir mais agilidade nas ações e acarretar em economia ao município.