Ecoponto de eletrônicos Eco Makerspace é inaugurado no CIEJAP Milton Ballerini

Aconteceu, na manhã do dia 06 de novembro, a inauguração do Ecoponto de eletrônicos Eco Makerspace. A iniciativa, é fruto da parceria entre Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e EEL-USP. A proposta do local é servir como um espaço criativo de aprendizagem com sustentabilidade por meio da reutilização de equipamentos eletrônicos doados pela população de Lorena.

WhatsApp Image 2019-11-06 at 11.16.59O ato inaugural teve início às 10h, com a apresentação do projeto. Na ocasião, o prefeito Fábio Marcondes celebrou a parceria entre as instituições e reafirmou o compromisso da Prefeitura para com a viabilização de iniciativas como o Eco Makerspace e chamou a atenção para a necessidade de cobrar as grandes empresas, fabricantes de produtos eletrônicos, o comprometimento em subsidiar projetos em prol do avanço da sustentabilidade.

WhatsApp Image 2019-11-06 at 11.16.59 (1)

O Professor Dr. Eduardo Ferro, coordenador do projeto, ressaltou durante sua explanação que este é o princípio de possibilidades maiores: “tem muita coisa ainda para ser explorada em cima deste tipo de material, desde a gestão até a toxicologia, logística reversa, e a extensão, que é estender à comunidade toda essa parceria. A ideia é unir universidade, empresa, governo e sociedade com foco no meio ambiente”.

WhatsApp Image 2019-11-06 at 11.17.01 (2)

Ao final da palestra, as pessoas presentes foram convidadas a conhecer as instalações do Eco Makerspace, cuja estrutura oferecerá oficinas de educação ambiental como robótica, eletrônica, automação, mecânica, dentre outras, através do reuso de componentes eletrônicos e arte com reciclável. As oficinas são especialmente elaboradas para atender crianças, jovens e idosos, sem custo, por meio da integração ao projeto. Escolas também poderão participar de visitas técnicas com uma programação especial, com foco no desenvolvimento sustentável.

O atendimento à população terá início na segunda quinzena do mês de novembro, quando o Ecoponto receberá os materiais eletrônicos com a respectiva programação de entrega.

Antes da visita ao espaço, foi realizado o ato de descerramento da placa.

WhatsApp Image 2019-11-06 at 11.17.01

O Eco Makerspace está instalado no CIEJAP Milton Ballerini, que fica na Av. São José, 150 – Vila Buck, Lorena – SP.