Casa da Cultura recebe tributo ao centenário de Péricles Eugênio da Silva Ramos, escritor lorenense

0

A Secretaria de Cultura e Turismo abre as portas da Casa da Cultura para receber o grupo teatral Sábia Indecisão, que realiza, neste sábado (26), às 19h30, um tributo ao centenário de Péricles Eugênio da Silva Ramos.

Nascido em Lorena aos 24 de outubro de 1919, Péricles formou-se em Direito na Universidade de São Paulo em 1944. Publicou, em 1946, seu primeiro livro de poesias, Lamentação Floral, pela editora Assunção. Em 1948, já envolvido com o movimento modernista, foi um dos assinantes de um manifesto dos poetas da nova geração. Ao longo da vida, contribuiu com poemas, ensaios e publicações periódicas, dentre as quais a Folha da Manhã, o Correio Paulistano e a Revista Brasileira de Poesia, fundada pelo próprio em 1947.

PériclesO lorenense dedicou-se, também, à tradução, em especial à tradução poética, tendo adaptado para o português obras de William Shakespeare, Stéphane Mallarmé, Virgílio e Góngora, entre outros. Além disso, foi editor de antologias de literatura brasileira. Várias obras de autores brasileiros, em especial do simbolismo e parnasianismo, foram revisitadas e antologizadas por Silva Ramos, tais como Francisca Júlia e Álvares de Azevedo. A partir de 1966, lecionou literatura e redação junto à Faculdade de Comunicação Social Cásper. Em 1970, passou a exercer o cargo de diretor técnico do Conselho Estadual de Cultura, quando foi um dos criadores do Museu de Arte Sacra de São Paulo, do Museu da Imagem e do Som e do Museu da Casa Brasileira.

Péricles Eugênio da Silva Ramos ocupou a cadeira de número 25 da Academia de Letras de São Paulo e veio a falecer em São Paulo, em 1992 e, por sua importância, a Casa da Cultura de Lorena denominou o Museu Histórico e Cultural de Lorena – MHC e Arquivo Histórico do Município como Péricles Eugênio da Silva Ramos, por meio do Decreto-Lei nº 5431, de 14 de agosto de 2006.

O referido local realiza diversas atividades e recebe inúmeros visitantes, anualmente.

 

Share.

Leave A Reply