Lorena registra dois casos de sarampo

0

Até o momento, a Secretaria de Saúde informou  que dos 22 casos suspeitos temos resultado de três  exames sendo um  não reagente de uma criança de 3 anos e  dois  reagentes sendo uma criança  de 10 meses e outra  de 1 ano.

Todos os exames de sangue dos casos suspeitos são encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz e aguardam resultados. Lorena segue vacinando contra sarampo bebês com idade entre 6 meses a 1 ano, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. A faixa etária é considerada mais vulnerável a casos graves e óbitos.

A Secretaria da Saúde reforça importância da imunização de crianças e adultos, elas devem ter duas doses da vacina. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A aplicação da chamada “dose zero” objetiva proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação da criança, ou seja, os pais ou responsáveis também deverão levar as crianças aos postos para receber a tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a  vacina tetraviral, que protege também contra varicela.

Lorena segue realizando ações de bloqueio diante da notificação de casos da doença. Além disso, as pessoas que tiverem dúvidas devem procurar um posto de vacinação, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação da dose, que será administrada de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.

A recomendação para as mães de crianças com idade inferior a 6 meses é evitar locais onde haja aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal. Somente um profissional de saúde poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.

Share.

Leave A Reply