Em Lorena, Prefeitura realiza vacinação de rotina contra sarampo. Saiba quem deve tomar!

A vacinação de rotina contra o sarampo continua sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde nas Unidades Básicas (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), dentro do calendário anual de imunização da cidade.

A confirmação de casos de Sarampo nas cidades de Taubaté, São José dos Campos, Pindamonhangaba e Caçapava, foi tema de reunião na Diretoria Regional de Saúde de Taubaté, nesta semana. Para Lorena, a diretiva é que se mantenha a rotina de imunização e que qualquer alteração neste quadro será informada pela Secretaria de Estado, já que no município não há casos registrados da doença.

A orientação da Vigilância em Saúde é que a população fique atenta para o calendário anual e caderneta de vacinação. De acordo com o programa nacional e estadual de vacinação, atualmente, estão disponíveis as seguintes vacinas que contêm os componentes do sarampo e da rubéola: a vacina Tríplice Viral – SCR, que protege para o Sarampo, Caxumba e Rubéola; e a Tetra Viral – SCR – Varicela, que protege para o Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela.

– Crianças com idade entre 12 meses e seis anos de idade:

. Uma dose de vacina SCR (tríplice viral) aos 12 meses de idade;

. Uma dose de vacina SCR-Varicela aos 15 meses de idade. A dose deve ser administrada após uma dose anterior da SCR. A vacina tetra vira pode ser aplicada até aos menores de seis anos de idade.

*A partir dos cinco anos, crianças sem comprovação de vacinação anterior, aplica-se uma dose da vacina SCR na primeira visita e uma segunda dose de SCR 30 dias após a primeira.*

– Crianças maiores de sete anos e indivíduos ate 29 anos:

*Todas as pessoas com idade entre sete e 29 anos devem ter duas doses de SCR.*

. Caso a pessoa apresente documentação com esquema de vacinação incompleto, completar o esquema já iniciado, de maneira a receber duas doses de SCR na primeira visita e a segunda dose 30 dias após a primeira.

– Adultos acima de 30 anos e os nascidos a partir de 1960:

Adultos acima de 30 anos e os nascidos a partir de 1960 devem ter pelo menos uma dose da vacina SCR, a partir de um ano de idade, independente de história pregressa da doença.

Caso a pessoa não apresente comprovação de vacina anterior, aplicar uma dose da vacina SCR na visita ao posto de vacinação.

Pessoas que nasceram antes de 1960 não precisam da dose da vacina e  profissionais da saúde precisam de 2 doses, independente da idade.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Saúde (3159-3300) ou procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.