Lorena obtém qualificação para a segunda fase do Programa Município VerdeAzul 2019

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu, no último dia 11, a qualificação para a segunda fase do Programa Município VerdeAzul. O evento que oficializou a cidade como uma das candidatas à certificação foi realizado em Bauru (SP) e contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, membros da pasta municipal, do Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido e do coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva.

A qualificação é uma preparação para a certificação que ocorre ao final de cada ciclo anual. O município encaminha aos técnicos do PMVA suas 85 tarefas, baseadas em ações ligadas às diretivas do Programa. Na prática, isso significa que Lorena conseguiu atingir a meta de 40 pontos ou mais por meio de ações que atendam às diretivas propostas pela organização do programa, que são:

• Município Sustentável;
  • Estrutura e Educação Ambiental;
  • Conselho Ambiental;
  • Biodiversidade;
  • Gestão das Águas;
  • Qualidade do Ar;
  • Uso do Solo;
  • Arborização Urbana;
  • Esgoto Tratado;
  • Resíduos Sólidos.

A partir de agora, a pasta se dedicará com ainda mais afinco para alcançar a meta de certificação.

Programa Município VerdeAzul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Anualmente, o programa publica o Ranking Ambiental dos municípios paulistas com o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA. Tal Indicador, disponível aos agentes públicos e a toda a população, serve como instrumento auxiliar de promulgação e execução de políticas públicas ambientais, de acordo com as características locais específicas de cada município.

Na edição de 2019, o programa teve a adesão de 638 cidades, das quais 164 obtiveram qualificação para a segunda fase, que será avaliada em outubro.

Mais informações sobre o programa no site: www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/verdeazuldigital