A ação de mobilização contra violência e exploração sexual infantil acontece no próximo dia 28 de maio

0

Maio é o mês de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação que tem como tema “Faça Bonito”, e que aconteceria  no último dia 18 de maio, mas, devido ao mau tempo foi adiada, já tem nova data para acontecer. Será   dia 28 de maio, terça-feira, na Praça Dr Arnolfo Azevedo, das 9h30 às 13h. Durante a ação haverá rodas de conversa, atividades lúdicas para crianças, orientações para famílias, panfletagem e apresentação de dados estatísticos.

Além da participação dos organizadores, estarão presentes o Instituto Dialogare, Aldeias Infantis SOS Brasil, Espaço Expressão, Observatório de Violências nas Escolas – UNISAL.

Vamos fazer bonito juntos?

A campanha tem acontecido em diversas cidades do Brasil, que adotam o dia 18 de maio, dia da morte da menina Araceli, como data para a mobilização: Araceli foi uma menina de 8 anos de idade que, em 1973, teve seus direitos humanos violados por meio de crimes sexuais cujos agressores estão impunes. O “Caso Araceli” aconteceu em Vitória-ES, mas casos semelhantes têm acontecido em diversos lugares e não escolhem cor, sexo ou situação financeira.

Violência e exploração sexual infantil

Segundo o Observatório da Criança e do Adolescente da Fundação ABRINQ, entre os anos 2009 e 2016 o Brasil teve 46.161 casos notificados de violência sexual contra crianças e adolescentes. Com as seguintes definições: violência sexual, assédio sexual e estupro. Esses são dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.

Se o número de denúncias assusta, saber que há casos de violência sexual contra crianças e adolescentes que a população não denuncia choca mais ainda. Para a subsecretária de juventude de Lorena, Gilsi Nunes, isso significa que existem centenas de milhares de casos que não chegam aos órgãos competentes para acompanhamento e rompimento com a situação de violência vivida pela criança e/ou adolescente. “Só é possível acompanhar e cuidar desses casos quando há denúncia. Os ciclos de violência podem ser rompidos quando as vítimas forem protegidas e as famílias acompanhadas.”, completa

Em 2018, o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Lorena atendeu em acompanhamento 26 casos de violência sexual, 02 casos de violência sexual e física e 01 caso de violência sexual e automutilação. Um total de 29 casos.

Você pode agir bonito: se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja passando por situações de violência, procure o Conselho Tutelar, ou Disque 100. Em Lorena, o Conselho Tutelar fica à Rua Aldo Hermínio Zanin, 22 – Centro, telefone (12) 3152-6542.

Cartaz de Divulgação (1)

Share.

Leave A Reply