Tem pilhas e baterias sem uso em casa? Em Lorena, elas têm destino certo e sustentável. Saiba mais

0

A cidade de Lorena tem investido cada vez mais no desenvolvimento do município, sem deixar de lado as ações ambientais em prol de um futuro sustentável. Ela e mais 15 cidades do Vale do Paraíba integram, na região, os municípios participantes do Programa Município VerdeAzul. O programa, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, tem o objetivo de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais, buscando a gestão ambiental compartilhada e criando responsabilidade mútua. É pensando nisso que Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, convida a população a colaborar com o descarte ambientalmente correto de pilhas e baterias.

E o que fazer com aquele monte de pilhas e baterias que estão em casa sem uso? Basta levar a um Ecoponto. Em Lorena, o Ecoponto fica na Praça Marechal Mallet, a famosa praça da estação ferroviária, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. O espaço foi inaugurado em março de 2014 e, desde então, recolheu cerca de 305kg de pilhas e baterias, além de aproximadamente 19 mil lâmpadas.

É importante ressaltar que pilhas e baterias possuem componentes altamente prejudiciais ao ser humano e ao meio ambiente, que podem causar impactos negativos à saúde. A contaminação do solo e lençóis freáticos são algumas consequências do descarte incorreto destes materiais. Alguns desses podem conter metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio, que são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados no sistema nervoso central.

O descarte responsável destes materiais ajuda a construir um futuro sustentável.
Seja um cidadão consciente. Participe desta ação e colabore com um município cada vez mais VerdeAzul.

Share.

Leave A Reply