Prefeitura e USP firmam parceria para estímulo e desenvolvimento da gestão na Educação Básica

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

Uma nova e importante parceria para o desenvolvimento da Educação de Lorena foi firmada. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEL), e a Escola de Engenharia de Lorena EEL-USP lançaram na noite da última terça-feira (09) um Termo de Colaboração com foco na melhoria do desenvolvimento da Educação Básica, desde a Pré-escola até a Gestão escolar.

Em um primeiro momento, serão avaliados os níveis de aprendizagem de alfabetização de alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, bem como será oferecido curso de formação continuada aos professores das Escolas Municipais de Lorena que antecedem o 1º ano, ou seja, a 2 ª fase da Educação Infantil, como explicou o idealizador, Profº Dr. Carlos Alberto Moreira dos Santos.

“Este é um projeto pensado à longo prazo. Neste início, atuaremos com reuniões periódicas com as equipes da Secretaria de Educação no debate sobre o processo de descentralização da gestão escolar. Contaremos com a colaboração de uma equipe multi e interdisciplinar composta por 10 pesquisadores de 6 Instituições de Ensino Superior do Vale do Paraíba e diversos membros da Secretaria Municipal de Educação de Lorena. Serão beneficiados 12 alunos de graduação de pedagogia e de licenciaturas de Lorena e Região, 6 alunos do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Projetos Educacionais de Ciências da EEL/USP e cerca de 40 professores da Educação Infantil (EI) de Escolas Municipais de Lorena, além de todos os Gestores Escolares Municipais”, destacou profº Carlos.

O lançamento ocorreu no UNIFATEA e contou com a presença do vice-diretor da EEL/USP, Profº Dr. Amilton Martins dos Santos, da coordenadora do curso de pedagogia do UNIFATEA e pesquisadora nesta parceria, Profª Drª. Maria Cristina Marcelino Bento, e do Secretário Municipal de Educação, proº Júlio Brebal.

Representando o Executivo na oportunidade, o secretário de Educação destacou a importância da aproximação da Educação de Base e a Universitária, com foco no desenvolvimento pedagógico e humano dos atuais estudantes e das futuras gerações. “Nossa cidade tem historicamente um forte cunho educacional e essa aproximação inovadora para nossa região da universidade com o ensino básico só trará evolução ao trabalho pedagógico desenvolvido em Lorena. Destaco que este é um projeto que consideramos ser suprapartidário e terá que contar com o engajamento dos próximos governos para sua efetivação. Esta é uma colaboração que trabalhará com a realidade de cada escola, em sua respectiva comunidade. Consequentemente, conseguiremos desenvolver nas crianças não só o conteúdo programático, como também, os aspectos humano e social”, disse o secretário.

A parceria entre a Prefeitura e a USP terá como metas a realização de avaliação acerca da alfabetização dos estudantes do 1º. Ano do Ensino Fundamental do Município de Lorena, um curso de formação continuada para professores, com relacionados a alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, e Matemática, bem como, a construção e o fortalecimento de políticas públicas vinculadas  a descentralização da gestão educacional para os gestores das unidades escolares municipais, por meio de atividades como encontros para debates e estudo, construção projetos e reuniões, finalizando com workshop, onde todos os participantes poderão apresentar seus resultados). de com atividades que envolvem workshops,  reuniões, cursos e encontro com gestores escolares.

Também estiveram presentes no evento, a coordenadora do projeto na Secretaria de Educação, Profª. Analice Barboza, os vereadores Bruno Camargo e Marcos Ramos da Silva, gestores e professores da Rede Municipal de Educação, e alunos de cursos de pós-graduação da USP.

DSC_1301 DSC_1306 DSC_1308 DSC_1316 DSC_1321 DSC_1348 DSC_1359 DSC_1376 DSC_1382 DSC_1281 DSC_1292