Dia Mundial de Combate ao Câncer: conheça as ações preventivas e de diagnóstico realizadas em Lorena

Hoje (8 de abril) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Esta é mais uma oportunidade para reflexão sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento desta doença.

Em Lorena, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza um trabalho efetivo de acolhimento e prevenção. Ações são realizadas durante o ano todo nas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Além disso, duas atividades fixas em parceria com o Fundo Social de Solidariedade reforçam os cuidados e atendimentos preventivos de saúde durante o ano, são elas: Campanha de Prevenção ao Câncer (maio), com exames clínicos de mama, boca, pele, preventivo ginecológico e próstata, e o Mutirão Contra o Câncer de Mama (outubro), que oferece exames de papanicolau, clínico de mama, agendamento de mamografia, teste rápido de HIV, Sífilis e hepatites Virais.

Neste mês de abril, em especial, a cidade recebe a Carreta da Mamografia “Mulheres de Peito”, em uma parceria com o Governo do Estado. Até o dia 17, mulheres de 35 a 69 anos poderão, gratuitamente, realizar seus exames de mama em uma carreta com total infraestrutura, localizada na Praça Baronesa de Santa Eulália (Praça da Matriz). O consultório itinerante conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

É importante destacar que nesta última ação estão sendo distribuídas diariamente 50 senhas para atendimento, de segunda a sexta-feira,das 9h às 18h, e aos sábados, 25 senhas para atendimentos entre 9h e 13h. Para mulheres entre 50 e 69 anos, principal público-alvo da campanha, não há necessidade de pedido médico. Basta comparecer ao local da carreta com RG e cartão SUS e retirar a senha. Já mulheres com idade entre 35 e 49 anos, além dos documentos relacionados acima, precisam comparecer até a Unidade de Saúde de referência para os encaminhamentos necessários.